Na manhã desta segunda-feira (06/06) ocorreu uma tentativa de despejo do Centro Social Ocupado Rog, localizado em uma antiga fábrica de motos em Liubliana. O espaço existe há mais de 10 anos, referência cultural e um dos locais mais criativos da cidade.
Os ocupantes e solidários resistiram à tentativa de demolição de um dos edifícios, que daria o início oficial aos trabalhos de evacuação de todo o Centro (menos o edifício principal) que abriga muitas realidades, todas baseadas no trabalho voluntário: galerias de arte, rampas de skate, coletivos de solidariedade aos refugiados e muito mais.
Ativistas e solidários (incluindo os companheiros do grupo anarquista de Liubliana) guardam as barricadas dia e noite, mas é provável que aconteça uma nova tentativa de despejo até 14 de junho, prazo final para o início dos trabalhos de demolição.
Se este prazo não for respeitado, a empresa que tinha sido contratada para o trabalho de demolição perdê-lo-ia e, aparentemente, o município de Liubliana deve fazer mais uma vez o processo burocrático.
A primeira batalha foi vencida, mas a luta continua. O Rog apela à mobilização e à solidariedade. A seguir, declaração do Rog.
> Mais de 10 anos de ataque contra a gentrificação e o capitalismo <
“Os artistas, ativistas, filósofos, membros de grupos e coletivos, estão reunidos em uma fábrica abandonada há mais de 10 anos.
Nosso trabalho é baseado na autonomia, solidariedade e ajuda mútua.
Em vez de chegar a um acordo, o município de Liubliana decidiu ignorar as atividades que ocorrem na fábrica.
Seu objetivo é parar a riqueza destas atividades cujo objetivo é estancar a ideia capitalista de gentrificação do centro da cidade e do seu alojamento para turistas e artistas “reconhecidos”.
VENHA PESSOALMENTE, PROTEJAMOS AGORA MESMO O ROG!
A solidariedade é uma arma!”
Vídeo da tentativa de despejo do Rog: https://www.youtube.com/watch?v=B31ASN8Lkjc&feature=youtu.be
Tradução > Liberto
Conteúdos relacionados:
Mais fotos:
agência de notícias anarquistas-ana
no vaso menor
um punhado de terra
violeta em flor
Ricardo Silvestrin




Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!