Doris Ensinger nasceu na Alemanha com a Segunda Guerra Mundial de plano de fundo. Desde pequena se rebelou contra uma pedagogia baseada nos velhos valores de uma sociedade espartilhada da pós-guerra, e esta situação indicou o rumo de sua vida.
Sua juventude foi marcada por um comprometido ativismo estudantil. Sua luta pela memória histórica dos direitos humanos a levou a conhecer as realidades das ditaduras portuguesa e espanhola, assim como as pessoas que, como ela, queriam contribuir na construção de uma sociedade mais justa.
Sua vida junto a Luis Andrés Edo constitui a segunda parte desta biografia: histórico militante do movimento anarcossindicalista da CNT, compartilhou sua vida e suas experiências com Doris, sem nunca esquecer seus princípios e sua luta política.
“Não sou uma daquelas mulheres heroicas que se entregaram com tenacidade à luta contra a tirania e a favor de uma sociedade mais justa e mais humana e que nessa luta arriscaram suas vidas; tampouco sou uma daquelas mulheres que entraram na história por sua vida e obra. Contudo, o exemplo de tantas mulheres valentes me inspirou a contribuir com algo, a minha maneira modesta, na luta por um mundo melhor.
O especial de minha vida é que um dia encontrei um homem cujo nome era conhecido então por sua luta ativa contra o regime de Franco, não só na própria Espanha, como também fora dela. Me apaixonei finalmente por este homem e tive incomensurável sorte de poder viver durante trinta anos ao lado de Luis Andrés Edo”.
Doris Ensiger nasceu em 1944 na Alemanha, perto de Magdeburgo, onde passou os primeiros anos de sua vida. Em 1948, a família foge da zona ocupada pelos soviéticos rumo ao sul do país. Lá desenvolve sua formação escolar. A partir de 1964 estuda tradução na Universidade de Saarbrücken e é ali onde vive a revolta estudantil que a aproxima das ideias libertárias. Nos anos setenta participa ativamente do movimento alternativo de Munique. Em 1977 conhece em Barcelona o conhecido militante da CNT Luis Andrés Edo. Conviverá com ele até sua morte em 2009, compartilhando muitas de suas atividades no movimento anarquista-libertário. De 1981 até 2010, sua vida profissional se desenvolverá na Universidade Autônoma de Barcelona na Faculdade de Tradução onde ensina tradução e civilização e cultura. O presente livro foi publicado na Alemanha, pelo editorial Barrikade sob o título “Quer denken, gerade leben – Erinnerungen an mein Leben mit Luis Andrés Edo”.
Amor y anarquía – Mi vida en Alemania y con Luis Andrés Edo
Livro de Doris Ensinger (alemã)
Icaria editorial
464 páginas
ISBN: 8498887003 ISBN-13: 9788498887006
25,00€
Tradução > PF
agência de notícias anarquistas-ana
lavrando o campo
a nuvem imóvel
se foi
Buson
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!