Coletivo anarquista espalha estátuas de Donald Trump nu pelos EUA

coletivo-anarquista-espalha-estatuas-de-donald-t-1

 

Estátuas de Donald Trump totalmente nu foram espalhadas pelos Estados Unidos por um coletivo artístico anarquista como forma de protesto. O grupo Indecline instalou as imagens do candidato republicano à presidência na madrugada desta quinta-feira (18/08) em cinco cidades: Nova York, São Francisco, Seattle, Los Angeles e Cleveland.

As estátuas fazem parte do projeto “The Emperor Has No Balls” (O Imperador Não Tem Culhões), que tem por objetivo protestar contra a visão política e as declarações controversas de Trump. As imagens também satirizam a tendência de líderes autoritários de erguer grandes monumentos em sua homenagem.

O autor da obra, um artista de Las Vegas conhecido como “Ginger”, foi escolhido para o projeto por sua longa experiência em desenhos baseados em monstros, casas assombradas e filmes de terror.

A ideia do Indecline foi gestada durante meses, inspirada na história do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, ” A roupa nova do imperador”, um conto sobre um líder vaidoso que acaba sem roupa por puro orgulho, segundo explicou um porta-voz do coletivo ao jornal “The Washington Post”.

Com a exposição das estátuas, o grupo também pretende ridicularizar a tendência de líderes autoritários de erguerem monumentos de si mesmos.

“Gostemos ou não, Trump é uma figura exuberante na cultura do mundo neste momento”, acrescentou o porta-voz, que falou sobre o projeto com o jornal americano sob condição de anonimato.

“Olhando para trás na história, é assim que esses personagens foram imortalizados e idolatrados em seu tempo, com estátuas”, argumentou.

As redes sociais se encheram de fotos dos usuários posando ao lado da figura ridicularizada do multimilionário. Também não faltou bom humor por parte das autoridades que tiveram de remover as estátuas.

Em sua conta no Twitter, um porta-voz do Departamento de Parques de Nova York comentou ironicamente: “(O Departamento de) Parques de NYC se opõe firmemente a qualquer ereção não permitida nos parques da cidade, por menor que seja”, em alusão aos genitais mínimos que Trump exibe nas esculturas.

As polêmicas estátuas apareceram vários meses depois que o coletivo anarquista cobriu as estrelas da Calçada da Fama de Hollywood com os nomes de cidadãos afro-americanos mortos pela polícia nos últimos meses.

Anteriormente, o coletivo também reivindicou a autoria de um mural na fronteira entre os Estados Unidos e o México no qual se vê a figura do magnata nova-iorquino com uma bola de borracha na boca e a legenda “Rape Trump” (Estuprem Trump), em clara alusão às declarações nas quais o republicano chamou os imigrantes mexicanos de estupradores.

Diante do sucesso que tiveram as recentes estátuas e da chegada das intensas semanas de campanha eleitoral, é provável que a exibição das partes íntimas do multimilionário em público não seja a última façanha com a qual o coletivo anarquista surpreenderá o público. O tempo dirá.

Vídeo de como foi feita a estátua: https://vimeo.com/178856447

Fonte: agências de notícias

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2016/08/16/eua-minneapolis-chamado-antifascista-para-o-evento-angariador-de-fundos-do-trump/

agência de notícias anarquistas-ana

Folha no rio
vai para o mar sem volta –
chorão se renova.

Anibal Beça