Um chamado à ação: Semana Internacional Contra a Militarização da Juventude

um-chamado-a-acao-semana-internacional-contra-a-1

 

Você gostaria de tomar medidas contra a militarização da juventude junto a muitas outras pessoas por todo o mundo?

Você pode unir-se à semana de ação da Internacional de Resistentes à Guerra que terá lugar entre 14 e 20 de novembro.

A Internacional de Resistentes à Guerra está organizando a terceira Semana Internacional de Ação contra a Militarização Juvenil de 14 a 20 de novembro deste ano. A semana é um esforço em conjunto de ação antimilitarista em todo o mundo, cujo propósito é conscientizar sobre, e desafiar, as maneiras como os jovens são militarizados e dar voz às alternativas.

No ano passado a semana se celebrou com várias atividades, incluídas ações diretas, conversas, oficinas e muitos outros eventos, com a participação de grupos de muitos países, incluídos Colômbia, Grã-Bretanha, Alemanha, Finlândia, Nepal, Nova Zelândia, Espanha, EUA e Turquia. Os eventos do ano passado foram uma continuação da primeira semana de ação celebrada em 2014 e um dia de ação celebrado em 2013.

Recrutamento de mentes e corpos

Hoje em dia os militares, os grupos armados e outros que se beneficiam da guerra estão usando várias maneiras para acessar à juventude, não só para recrutar corpos, mas também para recrutar mentes para a causa militar. Em alguns países, a militarização da juventude é mais aparente e óbvia – jovens (principalmente, ainda que não exclusivamente, homens) estão sendo forçados a unir-se ao exercito através do alistamento. Isto também poderia incluir o recrutamento forçado e o recrutamento de crianças. Em muitos lugares – inclusive lugares onde o alistamento foi suspenso ou abolido – os governos, os traficantes de armas e outros especuladores da guerra tem um interesse direto no doutrinamento da juventude para que sejam positivos em relação às ações militares.

Que estratégias e práticas estão seguindo estas partes governamentais e não governamentais para poder convencer à juventude de que apoiem, ativa ou passivamente, sua causa militar? Que podemos fazer para contrariar estas estratégias dos especuladores da guerra? Na semana de ação deste ano estamos nos centrando, principalmente, nas muitas maneiras nas quais mentes e corpos dos jovens são recrutados para as forças armadas e a guerra.

Que pode fazer?

Se te interessa unir-se aos ativistas de todo o mundo que estão tomando medidas contra a militarização da juventude, entre em contato conosco através de cmoy@wri-irg.org. Por favor, visite antimili-youth.net para atualizações e mais informação.

Organize sua própria ação não violenta como parte da Semana de Ação Contra a Militarização da Juventude! Conte-nos o que está planejando (ações diretas, fóruns públicos, conversas, projeções de filmes, campanhas pela internet, etc.) Se a ação é pública, a publicaremos para difundi-la.

Não está seguro do que fazer? Contate-nos e falaremos sobre algumas propostas ou te colocaremos em contato com gente de seu país que já esteja planejando algo. Entre em a antimili-youth.net/articles/2015/11/report-international-week-action-against-militarisation-youth para ver exemplos dos eventos do ano passado.

IRG-WRI (Internacional de Resistentes à Guerra)

Tradução > Caróu

agência de notícias anarquistas-ana

no inverno, o vento
dança com as folhas
a seu contento

Eugénia Tabosa