Uma magnífica notícia: Noelia Cotelo Riveiro foi por fim libertada. Soltaram-na anteontem, sábado 10 de setembro. Após oito anos de reclusão em celas de isolamento, sofrendo o desumano regime FIES [unidades de isolamento] em grau máximo, Noelia, presa anarquista que havia sido condenada a um ano e quatro meses de prisão quando tinha 19 anos de idade, por fim pode reunir-se e recuperar-se com sua gente. Pagou mais do que triplicado a dívida arbitrária que lhe havia imposto o Estado por atrever-se a de safiá-lo. As greves de fome, os maus tratos, as ameaças de morte dos funcionários que teve que suportar, ficaram para trás.
Afortunadamente já não nos faz falta esta pichação [foto] em uma parede de Madrid. Noelia está fora. Trataram de tapar a pichação com cal muitas vezes, mas a legenda “Noelia Cotelo Libertad” insiste em mostrar-se. Que terminem já de branquear a parede; necessitamos mais paredes para gritar a liberdade dos companheiros que ainda seguem no cárcere.
Agora já poderás ler “Vivendo Minha Vida” de Emma Goldman, Noelia. Teus carcereiros te proibiram o livro “por razões de segurança” quando tua mãe o enviou ao cárcere. Esses carcereiros não tinham razão mas sim motivo; sabiam bem o que faziam. “A liberdade não descerá até as pessoas; as pessoas terão que subir até a liberdade”, dizia Goldman. Tu soubeste subir até a liberdade a custa de perder oito anos de tua juventude entre surra s, torturas e vexações frente às quais te manteve erguida com valor. Um preço dolorosamente alto, do qual espero que seja ressarcida.
Bem-vinda à rua, Noelia. Nas ruas nos encontraremos. Eles, teus carcereiros, verdugos da humanidade, seguirão ali, ruminando nos miseráveis presídios que custodiam, longe da liberdade que só concebem em seus pesadelos. A liberdade de todos os presos, a liberdade de todos os seres humanos. Teremos que seguir subindo até ela.
Saúde e anarquia, companheira. A saúde que trataram de te roubar e que deves recuperar, e a anarquia que traremos graças a exemplos como o teu.
Anjel Ese
Fonte: http://pasabaporaquiymedije.blogspot.com.br/2016/09/noelia-cotelo-riveiro-bienvenida-la.html
Tradução > Sol de Abril
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
vôo dos pássaros!
fio costurando ligeiro
o céu ao mar.
Tânia Diniz
Hola, compañeros. Soy Anjel Ese, el autor de este artículo. Por favor, poned mi firma, Anjel Ese. Salud y anarquía. Adelante.