O MUOS é o sistema integrado de comunicação militar por satélite dos Estados Unidos. As estações em terra estão em quatro partes do globo: em Niscemi (na Sicília), na Austrália, na Virgínia e no Havaí. Na Sicília existe há anos um movimento de oposição contra esta instalação controlada pela Marinha dos EUA. Porque os sicilianos se opõe e por que apoiá-los nessa luta contra o MUOS? Porque é uma ferramenta tremenda, preparado para fazer a guerra em todo o mundo (e, portanto, para matar e destruir de forma mais eficiente), porque se trata de uma instalação prejudicial pa ra a saúde das pessoas que vivem nas proximidades e para o ambiente em geral (em uma bela reserva entre as poucas restante na Sicília). Nós declaramos nossa solidariedade para os cerca de duzentos militantes “NOMUOS” que estão com seu julgamento adiado por causa de seus esforços combativos e serão processados em Gela.
Nós também, em Novara e arredores, somos vítimas da arrogância e do militarismo norte-americano. Na verdade, o aeroporto militar de Cameri constrói caças-bombardeiros F-35, instrumentos de futuras guerras produzidos pela Lockheed Martin com a cumplicidade ativa da Leonardocompany (a antiga Finmeccanica).
Nós não queremos que na Itália se construam armas mortais que podem até mesmo embarcar os novos modelos de bombas nucleares B61-12 (cada uma das quais pode desenvolver uma potência quatro vezes superior àquela que destruiu Hiroshima). Nós não queremos que a Itália compre quase uma centena destes caças-bombardeiros gastando dezenas de milhões que poderiam ser usados para fins pacíficos e crescimento social e humano. Nós não queremos que o Parque Ticino e a área urbana circundante à fábrica sejam danificados pelo ruído ensurdecedor dos voos de teste e outras fontes de poluição, como a fábrica de tintas usada para fazer aeronaves invisíveis.
Nós lutamos juntos contra o MUOS na Sicília, conscientes de que a luta contra todas as guerras em que nosso país está empenhado se inicia na retaguarda, começando a partir de nossas casas e nossas cidades.
Mas o nosso governo tem o prazer de ter o MUOS e está feliz por ter pelo menos 70 ogivas nucleares escondidas em bunkers estadunidenses em nosso território, é para eles prazeroso ter o F-35 e ser um posto avançado para as guerras do Oriente Médio e da África.
Nós, no entanto, não: não queremos que a Itália vá à guerra e não queremos ser expostos a contra-ataques, represálias e ataques terroristas.
Contra os militaristas em todo o mundo expressamos nosso desacordo no dia 02 de outubro de 2016 (em conjunto com o evento nacional “NO MUOS” realizado em Niscemi): com reunião às 14 horas na Piazza Dante Alighieri em Cameri, começando pelas 15 horas uma bicicletada. Para aqueles que partirão de Novara de bicicleta, sairemos às 14 horas da praça da estação Fs, com um lanche ao lado de entrada do aeroporto de Cameri, margeando a estrada que vai para o vale do Ticino, a vista da fábrica da morte onde se produzem os F-35.
Contra todas as guerras.
Contra todos os exércitos.
Movimento Não ao F-35 de Novara – Não ao M346 de Israel – Fórum contra a Guerra – Ponto Pax Christi di Tradate
FB: https://www.facebook.com/events/161672267616094/
Tradução > Liberto
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
No meio do dia
Despedida de andorinhas.
Até a volta.
Shaene Vitória Pacheco – 9 anos
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!