Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2014 / Agosto / 13 / [Itália] NO MUOS: Nove de agosto, um ano e um dia

[Itália] NO MUOS: Nove de agosto, um ano e um dia

By A.N.A. on 13 de Agosto de 2014

italia-no-muos-nove-de-agosto-um-1

O movimento NO MUOS, no âmbito do acampamento convocado no presídio permanente de Cda. Ulmo, de 6 a 12 de agosto, tinha feito um apelo à mobilização contra a estrutura militar das forças armadas americanas. Milhares de pessoas atenderam, desfilando até as redes da base seguindo o bloco de abertura composto pelo comitê NO MUOS de Niscemi, pelas mães NO MUOS, pelos comitês de base de toda a Sicília e por tantos outros militantes, de grupos organizados ou não, de toda a Itália.

O cortejo variado, atravessou a estrada que, do presídio permanente conduz ao portão 1 da base NRTF. Muitas as faixas abertas, as bandeiras NO MUOS e um grandíssimo bandeirão palestino com a inscrição “Gaza-Niscemi Resistência”.

A manifestação parou nas proximidades das antenas onde, há dois dias, haviam subido sete ativistas para reivindicar firmemente a rejeição da guerra, obrigando as autoridades da base a interromper as comunicações militares.

Os manifestantes conseguiram enfrentar a resistência das forças da polícia, e suas cacetadas, e penetraram quase que totalmente no interior da base NRTF, a qual ocuparam pacificamente por algumas horas. Na ocasião, cinco dos ocupantes das antenas desceram das treliças e saíram da base protegidos pela multidão de manifestantes, enquanto dois ativistas decidiram continuar com o protesto.

Um ano depois, o movimento demonstrou ainda ser capaz de envolver milhares de pessoas, reivindicando a terra que foi ocupada pelos americanos, confirmando a validade dos objetivos dessa luta, que não somente não abaixa sua guarda, mas relança a oposição ao MUOS sempre com novas táticas e estratégias.

Mais infos: nomuos.info

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=dcrmdcyOP5o&feature=share

Tradução > Carlo Romani

agência de notícias anarquistas-ana

Densa floresta
Onde a força das ideias
Desabrocha em flor

António Barroso Cruz

Posted in Guerra e Militarismo, Mundo | Tagged Itália, NO MUOS

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. António Manuel dos Santos em Foda-se! | Contra toda autoridade!!!26 de Abril de 2026

    A autoridade dos que são contra não é menos autoritária que as outras e encontra, quanto a mim, uma sólida…

  2. Alice em Manifesto do Primeiro de Maio de 2026 – FACA | Nenhum direito sem luta. Nenhuma luta sem risco. Nenhum futuro sem rebeldia.21 de Abril de 2026

    Em agosto me mudarei com a família para o espírito santo. Mudança a trabalho. O lado bom é que terei…

  3. Luis Martins em [França] Lançamento: Votar, eu? Nunca!26 de Março de 2026

    Discordo de chamarem aos regimes políticos onde existem eleições de "democráticos". Representatividade não é democracia. E regimes representativos, são elitistas;…

  4. qwenart em Novo Blog | Nascer livre num mundo de cercas – este é o Liberto12 de Março de 2026

    O conceito de liberdade como prática cotidiana e resistência constante às cercas — seja do Estado, do capital ou das…

  5. Luana em Da Crueldade à Revolução: O Caso Orelha como Sintoma do Capitalismo e Chamado à Insurreição18 de Fevereiro de 2026

    Esse caso do orelha me pegou demais. A barbárie é cada dia mais real. E a propósito, belo texto liberto!

Copyleft © 2026 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários