O intenso calor de Santiago não impediu que no sábado passado, 5 de novembro, um nutrido grupo de pessoas atendesse ao chamado do “Grupo de Difusión y Propaganda Anarquista Aukan”, para conversar sobre as problemáticas sociais e ambientais que giram em torno da IIRSA (Iniciativa de Integraç ;ão da Infraestrutura Regional Sul-Americana).
A jornada foi realizada em um ambiente agradável de camaradagem e apoio-mútuo. Destacando claramente o interesse nas lutas em defesa do território. Tais eixos de reflexão contaram com a colaboração de diversas organizações: o “Grupo Novena Ola”, “Revista Mingako”, “Colectivo La Savia” e &ldqu o;Revista Arpillera”, entre outras.
A atividade começou com a exibição do documentário “IIRSA: a infraestrutura da devastação“, resultado do trabalho de um projeto coletivo autogestionado orientado a informar e potencializar as lutas em defesa da terra e contra a devastação dos territórios.
Na sequência, o evento seguiu com a participação intitulada “Intervenção da IIRSA na região chilena e na América Latina“, facilitada pela “Revista Mingako”. Continuou com a exposição, sob a responsabilidade da &ldqu o;Revista Arpillera”, sobre “As implicações da IIRSA na Venezuela e no Arco Mineiro do Orinoco“. A atividade prosseguiu com “Uma perspectiva Anarquista pela defesa do território e dos ecossistemas“, exposição defendida pelo “Grupo Anarquista Novena Ola”. Finalmente, foi narrada uma “Experiência territorial pela defesa dos Rios“, pelo “Colectivo La Savia”.
Logo após, seguiram perguntas interessantes e reflexões dos participantes, o que trouxe como resultado uma estimulante retroalimentação que complementou as quatro exposições iniciais. Tanto as exposições como as intervenções do público, podem ser ouvidas integralmente através dos seguintes links:
https://www.ivoox.com/audio_rf_13630539_1.html
https://www.ivoox.com/audio_rf_13630545_1.html
Fonte: https://noticiasyanarquia.blogspot.com.br/2016/11/santiago-jornada-por-la-tierra-y-contra.html?m=1
Conteúdo relacionado:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2016/11/02/chile-jornada-pela-terra-e-contra-iirsa/
agência de notícias anarquistas-ana
Frescura:
os pés no muro
ao dormir a cesta
Matsuo Bashô
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!