Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2017 / Fevereiro / 14 / [Itália] Relato da marcha nacional para a libertação de presos políticos na Turquia

[Itália] Relato da marcha nacional para a libertação de presos políticos na Turquia

By A.N.A. on 14 de Fevereiro de 2017

italia-relato-da-marcha-nacional-para-a-libertac-1

 

Foi realizada no sábado, 11 de fevereiro, em Milão, a manifestação nacional convocada pelos órgãos representativos da comunidade curda na Itália pela liberdade de Abdullah Öcalan e de todos os presos políticos na Turquia, em simultâneo com a que teve lugar em Estrasburgo [na França].

Uma parada, colorida, participativa, cheia de slogans e comícios acontecendo – com forte presença de numerosas articulações curdas, com vários veículos, de várias partes da Itália (Roma, Florença, Turim, Nápoles, etc.) e de numerosos solidários (grupos, partidos, centros sindicais e sociais) – desfilaram pelas ruas do centro de Milão, a partir da “Porta Venezia” e terminando no Largo Cairoli, onde foram realizados os comícios finais.

O desfile foi assistido por mais de uma centena de anarquistas – mesmo a partir de outras cidades, Alexandria, Livorno, Torino, Trieste, Cremona, Bergamo, Roma, Ragusa… – que deram à luz a um segmento vibrante vermelho e negro, demonstrando que, por algum tempo, o movimento libertário está a favor da luta de resistência nas zonas libertadas do Curdistão sírio contra a repressão brutal por parte do regime de Erdogan, e na solidariedade com o movimento anarquista turco. Em particular, recordou-se o caso do jornal anarquista Meydan e do cam arada anarquista Umut Firat que, com a arma da greve de fome destina-se a protestar contra o tratamento brutal e tortura que os prisioneiros sofrem nas prisões.

A agência de notícias ANSA não deixou de mostrar sua parcialidade em fazer o registro da manifestação: os 4-5 mil participantes foram desclassificados de “várias centenas”, notícia repetida por toda a imprensa.

“Contra o silêncio cúmplice” encabeçou o folheto da Federação Anarquista distribuídos em centenas de cópias.

L’incaricato

Fonte: http://www.umanitanova.org/2017/02/12/report-dal-corteo-nazionale-per-la-liberazione-dei-prigionieri-politici-in-turchia/

Tradução > Liberto

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/02/06/turquia-prisioneiro-revolucionario-anarquista-umut-firat-suvariogullari-termina-greve-de-fome-com-vitoria/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2016/12/26/turquia-editor-do-jornal-anarquista-meydan-e-sentenciado-a-mais-de-um-ano-de-prisao-2/

 

Mais fotos:

agência de notícias anarquistas-ana

sombra da luz
na lua e na rua
alvo do lago

Alice Ruiz

Compartilhe:

Posted in Geral, Movimentos Políticos & Sociais, Mundo | Tagged Itália

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Raiano em [Espanha] Encontro do Livro Anarquista de Salamanca, 8 e 9 de agosto de 202526 de Junho de 2025

    Obrigado pela traduçao

  2. moésio R. em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas9 de Junho de 2025

    Oiapoque/AP, 28 de maio de 2025. De Conselho de Caciques dos Povos Indígenas de Oiapoque – CCPIO CARTA DE REPÚDIO…

  3. Álvaro em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas7 de Junho de 2025

    A carta não ta disponível

  4. Lila em “Para os anarquistas, é a prática que organiza a teoria.”4 de Junho de 2025

    UM ÓTIMO TEXTO!

  5. Lila em [Espanha] IX Aniversário do Ateneu Llibertari de Gràcia4 de Junho de 2025

    COMO FAZ FALTA ESSE TIPO DE ESPAÇO NO BRASIL. O MAIS PRÓXIMO É O CCS DE SP!

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários