Os anarquistas chilenos Mónica Caballero e Francisco Solar chegaram na manhã de ontem (07/03) ao Aeroporto Internacional de Santiago como cidadãos livres, depois de terem sido expulsos da Espanha. O casal foi recebido por seus familiares e amigos.
Ambos passaram três anos e três meses encarcerados em diferentes prisões do Estado espanhol, sob a acusação de colocação de um artefato explosivo na basílica del Pilar de Zaragoza, no dia 2 de outubro de 2013.
A promotoria espanhola inicialmente buscou uma sentença de 44 anos para os acusados, mas eles receberam uma sentença de 12 anos em 2014. A defesa levou o caso de Mónica e Francisco ao Supremo Tribunal espanhol, onde a sentença foi reduzida a 4 anos e meio em dezembro passado.
Como recurso final, a defesa apresentou uma reclamação baseada na Lei Penal espanhola n.º 89, que estabelece que os estrangeiros podem ser deportados para o seu país de origem depois de terem passado um ano na prisão. A demanda foi aceita pelo Tribunal, resultando na expulsão de Mónica e Francisco ao Chile.
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
Sobre verde imenso
um ponto saltitante
pássaro cantante
Winston

Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!
Não entendi uma coisa: hoje ele tá preso?