Neste último domingo, 2 de abril, mais de 2 mil antifascistas e ingovernáveis tomaram as ruas de Bordeaux para se opor à vinda da candidata ultradireitista à presidência da França, Marine Le Pen (Frente Nacional – FN), tanto quanto atacar o processo eleitoral.
A cidade foi previamente colocada sob estado de sítio pela prefeitura, o que não impediu à polícia de ser atacada (mais de 50% dos policiais votam na Frente Nacional), os símbolos do capitalismo perderam suas vitrines e dezenas de pichações cobriram os muros.
“Todo mundo detesta a FN”, “Marine, fora, Bordeaux não está com você”, “Nem no poder, nem na rua, nem nas cabeças: não deixemos o fascismo se instalar!”, foram alguns dos slogans gritados ao longo da manifestação.
Alguns incidentes fizeram parte da manifestação, como vitrines quebradas de bancos, principalmente. O ato terminou com confronto entre Black Blocs e policiais. Os manifestantes também protestaram pelo ferimento de uma pessoa, que teria sido atingida perto do olho por estilhaços de uma granada de gás lacrimogêneo, ela foi hospitalizada.
Conteúdos relacionados:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2016/11/18/franca-12-de-novembro-nantes-antifascista/
Mais fotos:
agência de notícias anarquistas-ana
Por trás do combate
feroz do vento e das nuvens
a intocada estrela.
Alexei Bueno
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!