RESISTIMOS. Izar Beltz não é seu, Izar Beltz é de todxs. Em 7 de abril, sexta-feira, às 20 horas em Etxebarrieta Plaza (unamuno…). Traga panelas, apitos, megafone, tambores e bastante indignação.
E preparem a garganta, porque se não havia ficado claro, será uma MANI RUIDOSA!
Izar Beltz , Somos um espaço liberado e libertário
Em 7 de março de 2017, após mais de 10 anos de autogestão, ação política e agitação cultural, as forças repressivas lacravam “Izar Beltz Ateneoa” sem prévio aviso, com base em uma denúncia fraudulenta da proprietária.
Uma denúncia que as autoridades municipais estão aproveitando em seu próprio benefício, em sua luta contra todo foco de resistência que entorpeça o avanço até a “Bilbao do futuro”. E é que há uma guerra em marcha. Uma cruzada silenciosa contra todo o espontâneo, contra tudo aquilo que brote das pessoas e para as pessoas, à margem do mercado e das instituições que lhe sirvam. Uma luta feroz para impor essa homogeneidade triste que faz que todas as cidades pós-industriais da Terra pareçam a mesma.
Sabemos o que buscam. Bilbao como marca. Bilbao como mostruário para o consumo massificado. Bilbao como parque temático para o turismo. Ruas que só sirvam para ir trabalhar. Praças arrebatadas de seus moradores para instalar terraços de franquias hoteleiras. Câmeras de vigilância em cada esquina. Muito espaço e poucos lugares.
Vidas que transcorram entre teu trabalho de merda e a casa que deves ao banco. Tristeza e isolamento.
Nesta distopia que estão construindo, espaços como Izar Beltz são uma ameaça a erradicar.
Não podem consentir que nas entranhas de seu grande supermercado tenha lugares usurpados a seus ilegítimos donos desde os quais se grite dia a dia contra o Estado, contra o capital, contra o hétero patriarcado e contra o holocausto cotidiano dos animais não humanos.
Mas Izar Beltz não são os ladrilhos que lhe dão forma, nem os murais de suas paredes, nem a porta que lacraram em nome da Lei.
Somos um espaço liberado e libertário que foi mudando e regenerando-se com vossa crítica e vosso apoio. Izar Beltz também sois vós. Gente bonita que um dia decidiu não fechar-se na apatia e saiu em busca de outras com as quais criar, conspirar, compartir, imaginar novas realidades e avançar até elas. Para xs que refletem, xs que atuam, xs que não tem que seguir a linha do partido, para xs que sempre tem dúvidas.
Levamos um novo Bilbo em nossos corações
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=nevOzAyUBhc
izarbeltz.noblogs.org
Tradução > Sol de Abril
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
Ao sol da manhã,
Imóvel como se dormisse,
A coruja no fio.
Paulo Franchetti
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!