Um terço dos austríacos acredita que o nazismo teve coisas boas e más

um-terco-dos-austriacos-acredita-que-o-nazismo-t-1

 

Um terço dos austríacos acredita que o nazismo teve coisas tanto boas como más e quatro em dez opinaram que se deve deixar de debater o Holocausto judaico, segundo uma sondagem que foi recentemente divulgada.

Realizada pelo instituto de estudos sociais SORA, a sondagem analisou a consciência histórica dos austríacos sobre o nazismo e as suas atitudes diante do autoritarismo e da democracia.

Pouco mais da metade (52%) dos 1.000 entrevistados considerou que o regime nacional-socialista (que ocorreu na Áustria entre 1938 e 1945 sob o regime de Adolf Hitler) havia trazido somente ou majoritariamente coisas negativas, enquanto 34% oscilou num leque que vai desde coisas boas e más a principalmente boas. O resto dos entrevistados disseram não saber ou não quiseram responder.

A atitude condescendente perante o nazismo está especialmente presente entre os maiores de 66 anos (cerca de 44%). A visão do nazismo é especialmente negativa entre os universitários (86%) e vai suavizando conforme a descida do nível educativo.

Ainda que metade dos entrevistados esteja completamente ou muito de acordo que os austríacos foram responsáveis “pelo destino” dos judeus entre 1938 e 1945, cerca de 40% opinou que se deveria encerrar já o debate sobre a II Guerra Mundial e o Holocausto.

Fonte: agências de notícias

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2016/10/19/austria-casa-onde-hitler-nasceu-sera-demolida/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2016/06/08/policia-austriaca-prende-neo-nazi-que-queria-matar-todos-os-refugiados-no-pais/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2016/04/21/austria-extrema-direita-ataca-uma-peca-protagonizada-por-refugiados/

agência de notícias anarquistas-ana

verdes vindo à face da luz
na beirada de cada folha
a queda de uma gota

Guimarães Rosa