Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2017 / Junho / 20 / [São Paulo-SP] Taça Sapateiro Martinez, debate e música

[São Paulo-SP] Taça Sapateiro Martinez, debate e música

By A.N.A. on 20 de Junho de 2017

sao-paulo-sp-taca-sapateiro-martinez-debate-e-mu-1

 

#julhocentenário

No dia 9 de julho de 1917, às portas da fábrica Mariângela, no Brás, o sapateiro espanhol José Inegues Martinez, de 21 anos, era morto pela polícia em meio a mais uma das inúmeras paralisações que compuseram o cenário da primeira greve geral do país. Cem anos depois, as equipes União Lapa Foot Ball Club, Corote e Molotov, Associação Real Guarani do Jaraguá e Cordão da Mentira organizam a primeira edição de um torneio que levará o nome do jovem assassinado p elo Estado por lutar por melhores condições de vida para a classe trabalhadora – nem o primeiro, nem o último de muitos que tiveram a mesma sina.

A Taça Sapateiro Martinez contará também com a participação das Mães de Maio e começará fora de campo: às 10h, em frente ao terminal Lapa, a Fanfarra Clandestina e o Bloco Fluvial do Peixe Seco se encontram para mais um ensaio da banda que conduzirá o Cortejo de 100 anos da Greve Geral de 1917 – #julhocentenário, marcado para 15 de julho. Do terminal, sairemos tocando e panfletando pela Lapa, antigo bairro operário bastante ativo na greve de 1917, até chegar ao Cdc Bento Bicudo, local do certame.< /font>

Às 13h, começa o torneio, que contará com duas semifinais, decisão de terceiro lugar e final. Depois da final, acontecerá um debate intitulado “Desde 1500: Estado, tortura e genocídio no Brasil”, em que cada equipe apresentará um pouco de suas causas (o Corote e Molotov e o povo de rua, a Associação Real Guarani do Jaraguá e a questão indígena, o Cordão da Mentira e os desaparecidos políticos e o União Lapa Foot Ball Club e a história da classe trabalhadora na Lapa) e as Mães de Maio falarão sobre sua luta contra o genocídio contínuo de jovens pretos, pobres e periféricos e por justiça.

Pra fechar, o pessoal do Samba Da Maloca animará o fim de tarde e começo de noite com uma apresentação ao vivo, junto com comes e bebes.

Resumindo:

TAÇA SAPATEIRO MARTINEZ – #julhocentenário

> 10h – ensaio e panfletagem no Terminal Lapa + cortejo até o CDC Bento Bicudo

> 13h às 16h – jogos

> 16h30 – debate: “Desde 1500: Estado, tortura e genocídio no Brasil”

> 18h30 – samba

SÓ A LUTA MUDA A VIDA!

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/06/11/sao-paulo-sp-debate-publico-greve-geral-de-1917-100-anos-julhocentenario/

agência de notícias anarquistas-ana

Será mais bela a noite acesa?
sussurra a voz dela
prolongando o crepúsculo.

Etsujin

Compartilhe:

Posted in América Latina, Arte, Cultura e Literatura, Brasil, Esportes, Geral, Movimentos Políticos & Sociais | Tagged São Paulo-SP

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Suzane em Lançamento: “Haikais Libertos”, de Liberto Herrera27 de Junho de 2025

    Parabéns, camarada Liberto! O pessoal da Ana poderia informar como adquirir a obra. Obrigada!

  2. Raiano em [Espanha] Encontro do Livro Anarquista de Salamanca, 8 e 9 de agosto de 202526 de Junho de 2025

    Obrigado pela traduçao

  3. moésio R. em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas9 de Junho de 2025

    Oiapoque/AP, 28 de maio de 2025. De Conselho de Caciques dos Povos Indígenas de Oiapoque – CCPIO CARTA DE REPÚDIO…

  4. Álvaro em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas7 de Junho de 2025

    A carta não ta disponível

  5. Lila em “Para os anarquistas, é a prática que organiza a teoria.”4 de Junho de 2025

    UM ÓTIMO TEXTO!

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários