Professora da USP lança biografia alentada do escritor Lima Barreto

professora-da-usp-lanca-biografia-alentada-do-es-1

 

65 anos depois da publicação da obra de Francisco de Assis Barbosa, sai um estudo atualizado da vida do autor de “Triste Fim de Policarpo Quaresma”

Lima Barreto, mais conhecido pelo romance “Triste Fim de Policarpo Quaresma” — cujo protagonista é um simulacro de Dom Quixote —, é um escritor cada vez menos subestimado, graças aos leitores, que nunca deixaram de recorrer aos seus livros em busca de boa literatura, e dos professores universitários. Pode-se dizer que o livro “A Vida de Lima Barreto” (José Olympio, 462 páginas), de Francisco de Assis Barbosa, reinventou-o e reposicionou sua obra — tal a qualidade da biografia.

Mas triste do país que, tendo um escritor tão importante, não tem biografias atualizadas para reinterpretá-lo. Felizmente, um pouco do apagão desaparece com a publicação de “Lima Barreto — Triste Visionário” (Companhia das Letras, 704 páginas), de Lilia Moritz Schwarcz. A obra da professora da Universidade de São Paulo é publicada 65 anos depois da obra pioneira de Francisco de Assis Barbosa. Mas só temos a comemorar: antes tarde do que nunca.

Fonte: http://www.jornalopcao.com.br/colunas-e-blogs/imprensa/professora-da-usp-lanca-biografia-alentada-do-escritor-lima-barreto-96974/

agência de notícias anarquistas-ana

as nuvens vermelhas,
o sol sumindo no rio
– silêncio noturno

Zemaria Pinto

One response to “Professora da USP lança biografia alentada do escritor Lima Barreto”

  1. Sergio Luiz Mesquita

    Notícia auspiciosa para todos os que amam e se esforçam pela cultura e pela melhoria social e política do nosso país.

Leave a Reply