Depois dos protestos antiglobalização no último fim de semana em Hamburgo durante a cúpula do G20, políticos alemães estão pressionando por medidas severas contra o “extremismo de esquerda”, clamando inclusive por um registro de seus envolvidos em toda a Europa, e prometendo maior repressão aos “radicais de esquerda”.
O ministro alemão do Interior, Thomas de Maizière, defendeu uma repressão mais efetiva dos “extremistas de esquerda” e admitiu que as autoridades alemãs não monitoram esse grupo tão profundamente como fazem com os “radicais de direita”.
Maizière também afirmou que os “anarquistas” que participaram dos atos eram “extremistas criminosos, desprezíveis e violentos, exatamente como os neonazistas e islamistas”. Segundo ele, esses “radicais de esquerda” se prepararam por mais de um ano para a cúpula do G20.
Já o ministro alemão da Justiça, Heiko Maas, afirmou que “não temos um banco de dados adequado na Europa na área do extremismo”. Segundo o político, muitos dos manifestantes envolvidos em “atos violentos” em Hamburgo vieram de fora da Alemanha, e um banco de dados daria às autoridades uma visão melhor sobre a situação, permitindo recusar a entrada de pessoas na fronteira. Ele ainda afirmou que o governo federal pretende investir mais recursos na repressão ao “extremismo de esquerda”.
O deputado Stephan Mayer, da União Social Cristã (CSU), também defendeu a ideia de um registro de “extremistas” de alcance europeu, classificando-a de “sensata e digno de apoio”. “Há uma cena extremista de esquerda muito ativa na Alemanha, mas também em outros países europeus”, disse, acrescentando que o “controle fronteiriço introduzido para o G20 deve ser mantido”.
Fonte: agências de notícias
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
Com dignidade
nas minhas velhas roupas –
o espantalho
Stefan Theodoru
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!