Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2017 / Julho / 21 / [Espanha] Descobertos cérebros de pessoas mortas na Guerra Civil Espanhola

[Espanha] Descobertos cérebros de pessoas mortas na Guerra Civil Espanhola

By A.N.A. on 21 de Julho de 2017

espanha-descobertos-cerebros-de-pessoas-mortas-n-1

Oitenta anos depois, foi encontrada coleção de cérebros naturalmente preservados.

As escavações de arqueólogos espanhóis resultaram na descoberta de cérebros naturalmente preservados de 45 pessoas, vítimas da Guerra Civil Espanhola.

A Espanha tem centenas de grandes cemitérios resultantes da ditadura levada a cabo pelo general Francisco Franco.

Devido à falta de fundos – e à vontade de “esquecer” aquele período negro da história – muito poucos cemitérios foram desenterrados.

Os cérebros de alguns dos corpos que estão na sepultura de La Pedraja, em Burgos, foram preservados por condições ambientais muito específicas. Depois das chuvas fortes se infiltrarem nos furos de bala nos crânios, deu-se um processo de “saponificação”, transformando os cérebros numa substância semelhante a um sabão.

Um coração preservado também foi descoberto, “uma descoberta sem precedentes”, como diz o cientista forense Fernando Serrulla, que trabalhou na escavação e publicou um estudo com detalhes da descoberta.

“Os cérebros naturalmente preservados são muito raros”, disse Serrulla. “Existem apenas cerca de 100 casos documentados no mundo”, revela.

Os órgãos estão num laboratório na Galícia, no noroeste da Espanha, para serem estudados por Serrulla.

Estes 45 cérebros formam a maior coleção de cérebros humanos naturalmente preservados do mundo, como refere o investigador, em declarações à Reuters.

Apenas 16 dos 104 corpos desenterrados do túmulo foram identificados.

Rafael Martinez, presidente de uma associação socialista que fora atormentada pelos defensores de Franco, em 1936, foi recentemente identificado como um dos corpos situados em La Pedraja.

Fonte: agências de notícias

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/06/27/espanha-a-cnt-ait-puerto-real-participou-da-homenagem-aos-assassinados-da-guerra-civil/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2016/11/24/espanha-procuram-os-restos-mortais-do-anarquista-pedro-polo-fuzilado-e-enterrado-em-uma-fossa-comum-do-cemiterio-de-huelva-em-1938/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2016/10/25/espanha-encontro-memorialista-da-cnt-andaluzia-em-alfacar/

agência de notícias anarquistas-ana

Mesmo molhado
Resplandece ao pôr-do-sol
O campo de algodão.

Paulo Franchetti

Posted in Espanha, Geral, Guerra e Militarismo, Movimentos Políticos & Sociais, Repressão | Tagged Espanha

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. António Manuel dos Santos em Foda-se! | Contra toda autoridade!!!26 de Abril de 2026

    A autoridade dos que são contra não é menos autoritária que as outras e encontra, quanto a mim, uma sólida…

  2. Alice em Manifesto do Primeiro de Maio de 2026 – FACA | Nenhum direito sem luta. Nenhuma luta sem risco. Nenhum futuro sem rebeldia.21 de Abril de 2026

    Em agosto me mudarei com a família para o espírito santo. Mudança a trabalho. O lado bom é que terei…

  3. Luis Martins em [França] Lançamento: Votar, eu? Nunca!26 de Março de 2026

    Discordo de chamarem aos regimes políticos onde existem eleições de "democráticos". Representatividade não é democracia. E regimes representativos, são elitistas;…

  4. qwenart em Novo Blog | Nascer livre num mundo de cercas – este é o Liberto12 de Março de 2026

    O conceito de liberdade como prática cotidiana e resistência constante às cercas — seja do Estado, do capital ou das…

  5. Luana em Da Crueldade à Revolução: O Caso Orelha como Sintoma do Capitalismo e Chamado à Insurreição18 de Fevereiro de 2026

    Esse caso do orelha me pegou demais. A barbárie é cada dia mais real. E a propósito, belo texto liberto!

Copyleft © 2026 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários