No programa da série “Retrovisor”, talk show que mistura TV e teatro, o jornalista Paulo Markun realiza uma entrevista fictícia com Edgar Leuenroth, interpretado pelo ator Vinícius Meloni, simulando perguntas históricas e atuais ao anarquista, em “um jogo entre história, jornalismo e artes cênicas”.
Edgar Leuenroth nasceu na pacata Mogi Mirim, interior de São Paulo. Filho de um médico-farmacêutico, imigrante alemão, nem conheceu o pai, que morreu quando ele tinha apenas três anos. Com a mãe e irmãos, mudou-se para São Paulo, no bairro operário do Brás. Sem dinheiro, Edgard largou a escola aos 10 anos e foi trabalhar como tipógrafo. Daí para o jornalismo foi um pulo. Aos 17 anos, fundou seu primeiro jornal “O Boi”, de crítica literária.
Sua visão de mundo mudou quando passou a frequentar os círculos socialistas. Abraçou a ideologia anarquista e nela se manteve durante toda a vida. Virou um militante de corpo e alma, principalmente através da imprensa, fundando e colaborando com importantes jornais independentes, como “A Terra Livre”, “A Lanterna” e “A Plebe” entre outros. Defendeu melhorias das condições de vida do operário e criou escolas, sindicatos e associações.
Edgard foi um dos principais articuladores durante a primeira greve geral brasileira, a Greve de 1917, da qual participaram mais de 70 mil operários. Envolvido de forma fraudulenta em um dos incidentes da greve, foi preso, julgado e inocentado por unanimidade.
É neste momento, logo após sair da cadeia, que Edgard Leuenroth, aos 37 anos, fala ao Retrovisor, programa em que o jornalista Paulo Markun entrevista personagens relevantes da nossa história.
> Assista o vídeo aqui (1:09:50): https://vimeo.com/152592416
agência de notícias anarquistas-ana
Na soleira do sítio
a graúna canta
ao silêncio do sol.
Anibal Beça

Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!