Vídeo: Entrevista fictícia com Edgar Leuenroth no programa “Retrovisor”

video-entrevista-ficticia-com-edgar-leuenroth-no-1

No programa da série “Retrovisor”, talk show que mistura TV e teatro, o jornalista Paulo Markun realiza uma entrevista fictícia com Edgar Leuenroth, interpretado pelo ator Vinícius Meloni, simulando perguntas históricas e atuais ao anarquista, em “um jogo entre história, jornalismo e artes cênicas”.

Edgar Leuenroth nasceu na pacata Mogi Mirim, interior de São Paulo. Filho de um médico-farmacêutico, imigrante alemão, nem conheceu o pai, que morreu quando ele tinha apenas três anos. Com a mãe e irmãos, mudou-se para São Paulo, no bairro operário do Brás. Sem dinheiro, Edgard largou a escola aos 10 anos e foi trabalhar como tipógrafo. Daí para o jornalismo foi um pulo. Aos 17 anos, fundou seu primeiro jornal “O Boi”, de crítica literária.

Sua visão de mundo mudou quando passou a frequentar os círculos socialistas. Abraçou a ideologia anarquista e nela se manteve durante toda a vida. Virou um militante de corpo e alma, principalmente através da imprensa, fundando e colaborando com importantes jornais independentes, como “A Terra Livre”, “A Lanterna” e “A Plebe” entre outros. Defendeu melhorias das condições de vida do operário e criou escolas, sindicatos e associações.

Edgard foi um dos principais articuladores durante a primeira greve geral brasileira, a Greve de 1917, da qual participaram mais de 70 mil operários. Envolvido de forma fraudulenta em um dos incidentes da greve, foi preso, julgado e inocentado por unanimidade.

É neste momento, logo após sair da cadeia, que Edgard Leuenroth, aos 37 anos, fala ao Retrovisor, programa em que o jornalista Paulo Markun entrevista personagens relevantes da nossa história.

> Assista o vídeo aqui (1:09:50): https://vimeo.com/152592416

agência de notícias anarquistas-ana

Na soleira do sítio
a graúna canta
ao silêncio do sol.

Anibal Beça