Dezenas de pessoas protestaram no último domingo (30/07) no porto de Catânia, na ilha italiana da Sicília, contra a chegada prevista nos próximos dias de um navio fretado por ativistas de extrema-direita contra a imigração clandestina para a Europa através do Mediterrâneo.
Cerca de vinte embarcações, entre caiaques, veleiros e barcos infláveis, reuniram-se no porto para exigir que as autoridades impeçam o acesso ao porto do navio C-Star, do grupo extremista “Génération Identitaire” (GI), em particular pelos núcleos francês, italiano e alemão da organização.
“Nós estamos aqui para fechar simbolicamente o porto de Catânia” a este navio, explicou à France Presse Luca Nicotra, responsável na Itália da organização Avaaz, de defesa dos direitos cívicos.
“Fechado para racistas”, podia ler-se em vários cartazes empunhados pelos manifestantes.
Nicotra disse que o objetivo é apelar às autoridades para impedir que o navio em causa possa interferir com as operações de salvamento de imigrantes no mar Mediterrâneo por organizações não-governamentais.
O navio C-Star foi detido quarta-feira em Famagusta, cidade da parte turca da ilha de Chipre, e autorizado quinta-feira a deixar esse porto.
Esse navio foi fretado por grupos de extrema-direita para uma operação batizada de “Defender a Europa”, com o objetivo de interceder barcos com imigrantes clandestinos e obrigá-los a regressar à Líbia.
A guarda costeira italiana considera que a Líbia não é um “porto seguro” no âmbito do Direito Marítimo e Portuário e efetua sempre a transferência para Itália dos migrantes que são resgatados sob a sua coordenação.
Segundo os últimos dados da Organização Internacional para as Migrações, mais de 111.000 migrantes chegaram à Europa por mar desde janeiro, quase 93.500 a Itália. Mais de 2.360 morreram a tentar a travessia.
Fonte: agências de notícias
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
sol e margaridas
conversa clara
na janela da sala
Alonso Alvarez

Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!