Confiscado navio de extrema-direita que queria bloquear embarcações no Mediterrâneo

enc-vai-barc-1

As autoridades de segurança egípcias confiscaram junto ao Canal do Suez um navio de 40 metros, fretado pelo grupo europeu de extrema-direita “Defend Europe” (Defendendo a Europa), cujo objetivo era “controlar” as atividades – que definem como “ilícitas” – de organizações não-governamentais (ONG), como a “Save the Children”, que se dedicam ao resgate de migrantes no Mediterrâneo.

A embarcação teria sido obrigada a interromper o trajeto e a ancorar devido a questões de segurança e falta de documentação. De acordo com o “The Independent” o comandante do navio também não teria entregue uma lista completa dos tripulantes. O navio C-Star tinha iniciado a viagem em Djibouti – pequena república africana que faz fronteira com a Eritreia, a Etiópia e a Somália – e encaminhava-se para Catânia, na Sicília. Nesse porto italiano juntar-se-iam mais ativistas à tripulação e o grupo “Defend Europe” daria início à sua missão que estava previsto durar entre uma e duas semanas.

O “Defend Europe” é uma organização de extrema-direita que reúne membros do Movimento Identitário, uma plataforma pan-europeia caracterizada pelo discurso anti-imigração e anti-Islã.

O movimento – que através de “crowdfunding” (financiamento coletivo) teria conseguido juntar mais de 160 mil euros para fretar o navio – acusa as organizações não-governamentais que resgatam migrantes no Mediterrâneo de tráfico humano. “Neste preciso momento ONG alegadamente humanitárias estão a traficar para a Europa centenas de milhares de imigrantes ilegais para a Europa e assim pôr em causa a segurança e o futuro do continente. São eles os responsáveis pelos afogamentos em massa de milhares de africanos nas águas do Mediterrâneo. Vamos fazer algo contra isto”, pode ler-se no seu site na internet.

O objetivo dos ativistas da “Defend Europe” era interceptar as embarcações com migrantes antes que as ONG o fizessem e devolvê-los à Líbia.

Fonte: agências de notícias

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/06/07/europa-extrema-direita-quer-sabotar-operacoes-de-salvamento-no-mediterraneo/

agência de notícias anarquistas-ana

Um rastro de lua
Na rua de rastros
depois que a chuva parou.

Luiz Carlos