Em um artigo publicado no site voria.gr, assinado por um certo Dimitris Papanikos (este é um papagaio bem conhecido, desde março passado tinha assinado um outro artigo com mentiras flagrantes contra as okupas) tratando de colocar a okupa Mundo Nuevo sob mira.
O conteúdo deste artigo demonstra da maneira mais clara que os papagaios da Polícia tentam pavimentar o caminho para os despejos iminentes de várias okupas, uma das quais é, naturalmente, a Mundo Nuevo. O artigo, que é cheio de nonsenses e mentiras, sendo publicado em 10 de julho de 2017, as 7h04. Tanta pressa teve de cumprir o seu dever “jornalístico” de fazer o que é dito pela Direção de Inteligência Policial de Tessalônica. A ignorância e a estupidez do redator do artigo não lhe permitiu manter as aparências e mencionar a data correta do início da ocupação do edifício, uma vez que este é 23 de novembro de 2015 e não no início deste ano, como ele mencionou de forma arbitrária, querendo “informar”.
Naquela época, o edifício estava em uma situação deplorável, totalmente abandonado, tendo sérios problemas com seu encanamento e sua parede principal em desmoronamento. Apenas a intervenção dos okupas (é claro que às custas próprias) conseguiu preservá-lo, bem como todo o edifício, que em apenas um ano foi transformado de um lugar sujo que fedia em um edifício funcional. Neste edifício há um grupo de fãs de fotografia, um grupo teatral, uma oficina de música, uma sala de leitura, uma biblioteca com livros de empréstimo, uma livraria, uma cafeteria, um bar, uma sala de cinema, a sede do Editorial Nautilus. Dezenas de eventos foram realizados neste edifício: projeções de filmes, apresentações de livros, exposições de fotos, assembleias políticas, etc.
A intenção do artigo é reproduzir a informação da Direção de Inteligência Policial que o edifício “abre apenas à noite” é totalmente falsa e estúpida, uma vez que é impossível para os próprios polícias à paisana que estão vigiando nossas atividades saibam quando e por que a okupa está funcionando que, entre suas outras atividades, oferece teto para quem não tem.
A apoteose da especulação é a menção verdadeiramente emocionante que a prefeitura de Termi está supostamente interessada em usar o edifício para oferecer hospitalidade aos refugiados. Na verdade, a prefeitura de Termi ofereceu hospitalidade no edifício apenas no momento em que o dinheiro estava fluindo dos programas da União Europeia. Parte da renda da prefeitura veio do aluguel pago por uma organização não governamental de interesses alemães. Quando os subsídios acabaram (após os resíduos dos esperados de fundos que, naturalmente, não chegaram aos refugiados, que viviam dentro do edifício em condições infelizes, que se esqueceu de mencionar o editor do artigo, a prefeitura chamou as forças antidistúrbios para expulsar do edifício aqueles que lá viviam, fechando o prédio, entregando-o ao abandono e destruição. Portanto, as menções melodramáticas sobre o seu uso pela prefeitura para oferecer abrigo a refugiados são realmente falsas. Por outro lado, o funcionamento da okupa permite a sua utilização a qualquer momento pelos nativos, os refugiados e os imigrantes sem-teto, e especialmente sob condições realmente humanas, com a solidariedade e os cuidados dos seus membros.
Por todas as razões mencionadas acima, desde o primeiro dia e até hoje os vizinhos estão satisfeitos com a reabilitação do edifício pelos okupas, e muitos deles não hesitam em visitar e assistir a vários eventos e concertos realizados nele.
Concluindo (por agora) sabemos que a Polícia e seus patrões políticos desejam fervorosamente demolir as okupas, e que este artigo, por causa de seu conteúdo e no momento em que foi publicado, constitui uma parte e um prelúdio para a repressão iminente, que geralmente ocorre no meio do verão, quando o Estado e suas bandas escuras esperam ter uma vantagem em seu planejamento de operações de despejo, por causa da ausência da sociedade local. A única coisa em que eles estão certos é que nós tomamos força da presença social, enquanto que os seus planos estão anulados.
Declaramos, portanto, sem nos estender, que vamos defender a okupa sem retroceder, e que qualquer operação repressiva contra ela, bem como que as difamações que antecedem as operações policiais, terão as respostas que merecem. Com razão os policiais preparam vários planos de despejo (repressão), pois eles sabem que vamos defender a okupa Mundo Nuevo até que o último de nós cair no chão. O prefeito de Termi, Theodoros Papadópulos ficaria muito feliz com esta evolução. Se não, ele vai dar conosco a cada passo que dá. Em outras palavras, senhores, para tomar a Mundo Nuevo sangue será derramado.
Okupa Mundo Nuevo (cruzamento das Ruas Filipu e Siatistis)
O texto grego:
https://Athens.indymedia.org/post/1575921/
O texto em castelhano:
Tradução > Liberto
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
Em câmera lenta
preguiça na imbaubeira
passa a outro galho.
Anibal Beça
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!