Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2017 / Setembro / 28 / [Reino Unido] Os anarquistas da banda de black metal, Dawn Ray’d, querem promover uma revolução

[Reino Unido] Os anarquistas da banda de black metal, Dawn Ray’d, querem promover uma revolução

By A.N.A. on 28 de Setembro de 2017

reino-unido-os-anarquistas-da-banda-de-black-met-1

Escute o novo álbum extraordinário do trio de Liverpool, The Unlawful Assembly, e prepare-se para a luta de classes que se aproxima.

Por Kim Kelly

“O Anarquismo tem um lema infalível e imutável, a ‘Liberdade’. Liberdade para descobrir qualquer verdade, liberdade para se desenvolver, para viver plenamente e de maneira natural.”

Assim disse a escritora, organizadora e ícone anarquista, Lucy Parsons, quase um século atrás. E suas palavras ainda permanecem verdadeiras sobre a distopia em decadência na qual aqueles com quem ela se aliou – mulheres, negros, trabalhadores, revolucionários – ainda buscam. O Anarquismo, como filosofia política, já foi tão distorcido pelo Estado, pela mídia e pelo seu próprio obscurantismo atual do espectro esquerdista, que a maioria daqueles que busca entender – ou criticar – seus princípios e táticas ainda não conhece os conceitos pelos quais todos os anarquistas lutam: a liberação. Liberação do Estado, dos chefes, da hierarquia – liberação de todos os sistemas opressores e para todas as pessoas.

Embora o metal extremo esteja pendendo para a direita reacionária, seu senso de rebelião inerente, desprezo pelas autoridades e valorização pela liberdade individual tem muito mais a ver com a filosofia política esquerdista – concordem ou não os imorais neonazistas e enaltecedores do nazismo. Dawn Ray’d entende isso perfeitamente, canalizando seu espírito revolucionário em uma corrente de black metal, que deve tanto a Iskra e Anti-Cimex, quanto às tradições de folk da classe trabalhadora do norte da Inglaterra e ao black metal clássico norueguês. O novo álbum do trio de Liverpool, The Unlawful Assembly, reaquece a pequena, mas resistente tradição esquerdista do black metal, criando músicas com uma atmosfera potente de violino que se transforma em hino de batalha para a luta de classes.

Músicas mais pesadas, como “Held in a Lunar Synthesis”, soam como um vento congelante e se equilibram com músicas mais introspectivas, tristes lamentos, como “Future Perfect Conditional”. Ao unir cordas e vozes suaves – aprimoradas pela antiga banda de dois dos integrantes, o quarteto pós-hardcore We Came Out Like Tigers – suaviza os momentos mais agressivos do álbum, adicionando profundidade, nuances e uma complexidade geral, que por si só seria um excelente disco de black metal. O violino adiciona certa rusticidade celta às passagens melódicas do álbum (o que não surpreende, devido à origem da banda), mais notável na emocionante “Island of Cannibal Horse” e na maravilhosa “The Ceaseless Arbitrary Choice”, somando uma pitada de tristeza. Não é um álbum animado, de modo algum. Na verdade, rompe sua fúria com tristeza e uma determinação sombria. Uma revolução não se faz sem dança, mas essa é mais uma valsa lúgubre, do que uma energética dança.

A disposição de Dawn Ray’d em forçar os limites musicais com suas convicções políticas os distingue do cenário que geralmente se mantém estagnado. E considero, com segurança, The Unlawful Assembly como um dos melhores álbuns de metal extremo de 2017. (Claro que sou um pouco tendenciosa, já que sou fã da banda há algum tempo e é uma das únicas bandas de black metal atual que reflete minhas próprias escolhas políticas, mas – mesmo que você seja uma daquelas criaturas bizarras que insiste que “metal não é política!” e muda de canal toda vez que a notícia aparece, deveria explorar esse disco).

— The Unlawful Assembly traz um entendimento sobre o que e quem é a banda, — contou o vocalista e violinista Simon B. à Noisey. — Nosso EP de estreia, A Thorn, A Blight, foi nosso primeiro lançamento juntos como uma banda de black metal e estou orgulhoso disso. Mas esse disco para mim é o exemplo claro do que essa banda precisa ser. É a banda de black metal que eu quero ouvir, é a política que estou procurando, mas nunca encontro nas músicas. E é sua sutileza e também seu drama, que eu acredito que o black metal deva ter.

Não poderia ter dito melhor. A pré-venda do álbum está disponível pelas gravadoras Halo Of Flies e Feast of Tentacles. Seu lançamento oficial será no dia 2 de outubro.

Clique abaixo para ouvir e nunca se esqueça: até que todos sejamos livres, nenhum de nós é livre.

https://soundcloud.com/user-467405464

Fonte: https://noisey.vice.com/en_us/artcle/9kkp5e/anarchist-black-metallers-dawn-rayd-want-to-spark-a-revolution

Tradução > Amanda Laet (linkedin.com/in/amanda-laet-8733ba114)

agência de notícias anarquistas-ana

Lanche no pátio –
Pombinhas famintas
ao toque do sino!

Lais Dias dos Santos – 11 anos

Compartilhe:

Posted in Arte, Cultura e Literatura, Geral, Mundo | Tagged Reino Unido

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. moésio R. em Lançamento: “Haikais Libertos”, de Liberto Herrera30 de Junho de 2025

    entra neste site: www.imprimaanarquia.com.br

  2. Suzane em Lançamento: “Haikais Libertos”, de Liberto Herrera27 de Junho de 2025

    Parabéns, camarada Liberto! O pessoal da Ana poderia informar como adquirir a obra. Obrigada!

  3. Raiano em [Espanha] Encontro do Livro Anarquista de Salamanca, 8 e 9 de agosto de 202526 de Junho de 2025

    Obrigado pela traduçao

  4. moésio R. em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas9 de Junho de 2025

    Oiapoque/AP, 28 de maio de 2025. De Conselho de Caciques dos Povos Indígenas de Oiapoque – CCPIO CARTA DE REPÚDIO…

  5. Álvaro em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas7 de Junho de 2025

    A carta não ta disponível

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários