Depois das reuniões celebradas com o resto dos sindicatos, a regional catalã da CNT decidiu participar da convocatória de greve para o próximo dia 3 de outubro.
Na CNT compartilhamos plenamente dos motivos que fundamentam a paralisação: a contínua perda de direitos da classe trabalhadora, unida a situação de inquietação que estão vivenciando os trabalhadores e trabalhadoras catalães no desempenho de suas atividades laborais pela atuação dos diferentes corpos e órgãos repressivos do Estado.
A CNT condena esta intromissão do Estado e defende o direito da população da Catalunha de se expressar com total liberdade sobre qualquer assunto que lhe convenha, inclusive a autodeterminação.
Desde a CNT chamamos à solidariedade da classe trabalhadora catalã que hoje vive uma dupla opressão, econômica e militar. Essa situação de militarização e repressão transcende totalmente a política catalã e gera um grave precedente nas respostas do Governo central ante as lutas sociais: alegar a proteção do Estado de Direito para pisotear nossos direitos e liberdades essenciais.
Entendemos que as desconhecidas medidas de repressão que o Governo central lança mão não são uma resposta real, ainda que bem apropriada para os herdeiros da ditadura franquista, ao “desafio de soberania catalã”. A criação de um cenário bélico com doses de exaltação patriótica e medo do outro, somente pode dar lugar a bandos irreconciliáveis: “Ou com eles ou por eles” de um lado e “Ou com nós ou por nós”, de outro. Eles sabem disso e é isso que querem. Essa recapitalização social dos ambos os lados da linha de frente tem sido a carta na manga dos grandes partidos baluartes de um sistema injusto e corrupto. Partidos que não enxergam sua hegemonia ameaçada pela corrupção interna ou pelas políticas desenvolvidas.
A CNT se levanta. Não contra o ataque espanhol contra o povo catalão, mas junto com nossas irmãs e irmãos catalães para defender direitos e liberdades que são de todos. A CNT se levanta para enfrentar a violência do verdadeiro inimigo, um regime que está nos matando onde quer que vivamos.
Companheiras e companheiros, a CNT da Catalunha e Baleares os chama para estender a mobilização em todo o Estado. É nosso dever fazê-lo possível.
#SinMiedo #HuelgaGeneral #ALasCalles #SensePor #VagaGeneral #AlsCarrers
Secretariado Permanente da CNT
Fonte: http://cnt.es/noticias/cnt-ante-la-convocatoria-de-huelga-general-en-catalunya
Tradução > Liberto
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
entre os vinte cimos nevados
nada movia a não ser
o olho do pássaro preto
Wallace Stevens
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!