
Os grupos de extrema-direita “Scottish Dawn (Amanhecer Escocês)” e “NS131” foram proibidos pela lei antiterrorista do Reino Unido, anunciou esta quinta-feira a ministra do Interior britânica, Amber Rudd.
Os dois grupos mantinham vínculos com o grupo neonazi “National Action (Ação Nacional)”, que em dezembro foi a primeira organização de extrema-direita ilegalizada no país devido a uma lei que é aplicada frequentemente contra o extremismo islâmico.
Agora, pertencer a estas organizações ou apoiá-las é considerado crime e pode levar a penas de até 10 anos de prisão no Reino Unido.
O Governo britânico adotou essa medida perante a suspeita de que membros da “National Action” continuaram a atuar a partir do interior do “Scottish Dawn” e do “NS131”.
A ministra do Interior descreveu estas organizações como “racistas, homofóbicas e antissemitas”, com uma ideologia que “glorifica a violência e fomenta o ódio”.
Na quarta-feira, onze homens suspeitos de pertencerem ao “National Action” foram detidos na Inglaterra e no País de Gales, sendo que no dia 05 de setembro outros quatro alegados membros da organização foram presos sob a suspeita de preparar atos de terrorismo.
Panfletos de propaganda espalhados pelo grupo nos últimos meses incitavam à realização de atos como o homicídio da deputada trabalhista Jo Cox, que foi morta a tiros e facadas em junho de 2016, com 41 anos, por Thomas Mair, vinculado a grupos de extrema-direita.
O “Scottish Dawn” define-se, na sua página eletrônica, como “um novo movimento social identitário formado a partir de diversas organizações em 2017 para desenvolver uma concepção coerente da identidade escocesa e ter lugar na política escocesa.
O “NS131” defende, por seu lado, “destruir o capitalismo” e defende o uso de “arte de rua como ferramenta para fazer propaganda e conectar-se com jovens”.
Fonte: agências de notícias
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
A chuva passa
na rua, papel
que se amassa.
Robert Melançon
Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!