[Reino Unido] Governo britânico proíbe dois grupos de extrema-direita

Os grupos de extrema-direita “Scottish Dawn (Amanhecer Escocês)” e “NS131” foram proibidos pela lei antiterrorista do Reino Unido, anunciou esta quinta-feira a ministra do Interior britânica, Amber Rudd.

Os dois grupos mantinham vínculos com o grupo neonazi “National Action (Ação Nacional)”, que em dezembro foi a primeira organização de extrema-direita ilegalizada no país devido a uma lei que é aplicada frequentemente contra o extremismo islâmico.

Agora, pertencer a estas organizações ou apoiá-las é considerado crime e pode levar a penas de até 10 anos de prisão no Reino Unido.

O Governo britânico adotou essa medida perante a suspeita de que membros da “National Action” continuaram a atuar a partir do interior do “Scottish Dawn” e do “NS131”.

A ministra do Interior descreveu estas organizações como “racistas, homofóbicas e antissemitas”, com uma ideologia que “glorifica a violência e fomenta o ódio”.

Na quarta-feira, onze homens suspeitos de pertencerem ao “National Action” foram detidos na Inglaterra e no País de Gales, sendo que no dia 05 de setembro outros quatro alegados membros da organização foram presos sob a suspeita de preparar atos de terrorismo.

Panfletos de propaganda espalhados pelo grupo nos últimos meses incitavam à realização de atos como o homicídio da deputada trabalhista Jo Cox, que foi morta a tiros e facadas em junho de 2016, com 41 anos, por Thomas Mair, vinculado a grupos de extrema-direita.

O “Scottish Dawn” define-se, na sua página eletrônica, como “um novo movimento social identitário formado a partir de diversas organizações em 2017 para desenvolver uma concepção coerente da identidade escocesa e ter lugar na política escocesa.

O “NS131” defende, por seu lado, “destruir o capitalismo” e defende o uso de “arte de rua como ferramenta para fazer propaganda e conectar-se com jovens”.

Fonte: agências de notícias

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/09/16/reino-unido-dois-soldados-neonazistas-vao-ser-julgados-por-ofensas-terroristas/

agência de notícias anarquistas-ana

A chuva passa
na rua, papel
que se amassa.

Robert Melançon