Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2017 / Outubro / 24 / [Argentina] “Descansa companheiro, o mar, a terra e os bosques pelos quais deste a vida estão te esperando para abrigar-te”

[Argentina] “Descansa companheiro, o mar, a terra e os bosques pelos quais deste a vida estão te esperando para abrigar-te”

By A.N.A. on 24 de Outubro de 2017

argentina-descansa-companheiro-o-mar-a-terra-e-o-1

Agora já és parte da terra a que tanto amavas

Tristes são as horas que estamos vivendo. Ontem 20 de outubro Sergio Maldonado confirmou o que tanto temíamos. O corpo plantado pela Gendarmeria no rio Chubut é o do companheiro Santiago Maldonado.

A Gendarmeria é responsável. O Estado é responsável. Porque foram eles os que o levaram do território rebelde de Cushamen em primeiro de agosto.

Santiago Maldonado já não é um desaparecido, agora é um assassinado. Mas não temos que esquecer nunca do mais importante. Santiago Maldonado foi morto por lutar, por ser solidário, por enfrentar a Gendarmeria ao lado dos weichafes (guerreiros) do MAP, o Movimento Mapuche Autônomo do Puel Mapu, exigindo a liberdade de Facundo Jones Huala.

Santiago Maldonado foi morto pela propriedade privada. Não conforme com desaparecê-lo e matá-lo, quiseram e ainda tentam tergiversar sua figura. E muitos que dizem honrar sua memória também.

Há que tê-lo sempre em nossos corações como um lutador, como alguém que tentou ao lado de outros mudar esta sociedade de merda onde prima a mercadoria antes da vida.

Nossa melhor homenagem será seguir lutando, seguir desafiando o Estado e o Capital como fazia ele. Santiago Maldonado o que lutou nas barricadas de Chiloé, defendendo o mar. Santiago Maldonado o que lutou pela imensa terra do sul.

Cada vez que o forte vento patagônico soprar, ele estará ali. Cada vez que os rebeldes do mundo tentem tomar o céu por assalto, ele estará ali. Descansa companheiro, o mar, a terra e os bosques pelos quais deste a vida estão te esperando para abrigar-te.

A. Ghiraldo

Tradução > Sol de Abril

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas. noblogs.org/post/2017/10/23/ argentina-facundo-jones-huala- se-santiago-estivesse-aqui- ele-estaria-lutando-nas-ruas- nas-barricadas/

https://noticiasanarquistas. noblogs.org/post/2017/10/23/ argentina-carta-de-sergio- maldonado-a-santiago-que-nada- te-detenha-que-sigas-teu- caminho/

https://noticiasanarquistas. noblogs.org/post/2017/10/21/ argentina-familia-diz-que- corpo-achado-no-rio-chubut-e- o-do-anarquista-santiago- maldonado/

agência de notícias anarquistas-ana

brilho molhado.
olhos marejados
evocando saudades.

José Carlos de Souza

Compartilhe:

Posted in América Latina, Geral, Movimentos Políticos & Sociais, Mundo | Tagged Argentina

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. moésio R. em Lançamento: “Haikais Libertos”, de Liberto Herrera30 de Junho de 2025

    entra neste site: www.imprimaanarquia.com.br

  2. Suzane em Lançamento: “Haikais Libertos”, de Liberto Herrera27 de Junho de 2025

    Parabéns, camarada Liberto! O pessoal da Ana poderia informar como adquirir a obra. Obrigada!

  3. Raiano em [Espanha] Encontro do Livro Anarquista de Salamanca, 8 e 9 de agosto de 202526 de Junho de 2025

    Obrigado pela traduçao

  4. moésio R. em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas9 de Junho de 2025

    Oiapoque/AP, 28 de maio de 2025. De Conselho de Caciques dos Povos Indígenas de Oiapoque – CCPIO CARTA DE REPÚDIO…

  5. Álvaro em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas7 de Junho de 2025

    A carta não ta disponível

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários