Semana Internacional de Ação Contra o Especismo em Porto Alegre (RS)

De 30 de outubro a 5 de novembro acontece a Semana Internacional de Ação Contra o Especismo. Em Porto Alegre diversas atividades ao longo da semana buscam difundir e aprofundar os debates contra o especismo e realizar ações pela libertação animal, em resposta ao chamado internacional. Aqui na cidade vão ocorrer atividades abertas ao público que incluem rodas de conversa, exibição de filmes, piquenique colaborativo, etc. A programação completa e atualizada pode ser consultada segue abaixo:

P r o g r a m a ç ã o

> 31 de outubro – Cine-debate sobre especismo com trecho do filme Our Daily Bread, no Coletivo Germina (Rua Prof. Duplan, 60), às 19h.

> 01 de novembro – Feminismo e Libertação Animal “A Politica Sexual da Carne” – roda de conversa no Estômago Café Vegano (Rua Miguel Tostes, 275), às 19h.

> 02 de novembro – Maternidade e veganismo: educando uma criança vegana numa sociedade especista — roda de conversa no Bonobo (Rua Castro Alves, 101), às 17h.

> 03 de novembro – Cine-debate com exibição do documentário Terráqueos no Bonobo (Rua Castro Alves, 101), às 19h.

> 04 de novembro – Dia de Ação Antiespecista na Praça do Aeromóvel (Pça. Júlio Mesquita) a partir das 15h, com feira antiespecista, piquenique vegano, rodas de conversa, etc.

> 05 de novembro – Exibição de O Filme dos Animais (Animals Film, 1981), seguida de roda de conversa. A partir das 19h no Bonobo (Rua Castro Alves, 101)

A Semana Internacional de Ação Contra o Especismo surgiu a partir de um chamado e acontece nessa data em homenagem a Barry Horne, um ativista que morreu na luta contra o especismo. A semana existe também para lembrar todas as vítimas humanas e não-humanas do especismo e da dominação.

Especismo é a ideia de que uma espécie, no caso a humana, não precisa levar em consideração os interesses de indivíduos de outras espécies e portanto tem o direito de explorá-los, escravizá-los e matá-los por considerá-los inferiores. É o especismo que permite a tranqüilidade de consciência quando o ser humano aprisiona, abusa e por fim mata os animais utilizados na sua alimentação e vestuário, quando tortura e mutila animais utilizados em experimentos científicos na maioria das vezes redundantes ou desnecessários, quando os aprisiona e viola psicologicamente para o seu entretenimento. Enquanto a sociedade trata os animais não-humanos como meros objetos, a ciência percebe que é cada vez mais difícil encontrar uma característica que distinga seres humanos de outros animais. E, mesmo assim, a espécie humana tortura e assassina todo ano diretamente, bilhões de animais que sentem dor, medo, ansiedade e toda uma gama de emoções que arrogantemente presumimos serem privilégio de humanos. É um verdadeiro massacre, um genocídio. Isso sem contar os outros milhões de animais que aniquilamos indiretamente, levando espécies inteiras à extinção, através da destruição e contaminação de seus hábitats. Mas talvez ainda pior que a morte, seja o destino das galinhas poedeiras e dos animais de laboratório, que passam toda suas breves vidas confinadas em espaços minúsculos e são sujeitadas a procedimentos cruéis e dolorosos.

Basta! É preciso fazer algo!

A Semana Internacional de Ação Contra o Especismo é um chamado para a ação. Para que a luta antiespecista não seja confinada aos hábitos cotidianos de quem adota o veganismo, mas que esteja nas ruas e que suas conseqüências cheguem de fato às vítimas do especismo, promovendo de fato a libertação animal.

Solidariedade entre espécies não é apenas palavra morta.

Imagens e material de divulgação para download em:

https://contraoespecismo.libertar.se/?page_id=100

Mais informações em:

https://contraoespecismo.libertar.se

Ou através do e-mail:

contraoespecismo@riseup.net

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/10/10/semana-internacional-de-acao-contra-o-especismo-de-30-de-outubro-a-5-de-novembro/

agência de notícias anarquistas-ana

Surge a primavera.
Borboleta colorida
Encanta a manhã.

Tânia Souza