Um grupo de doze homens encapuzados atacou na sexta-feira (03/11) o consulado argentino em Concepción para protestar contra a morte do anarquista Santiago Maldonado.
Os atacantes lançaram bombas de tinta, destruíram janelas e picharam toda a frente do consulado argentino em Concepción, localizado a 500 quilômetros ao sul de Santiago (capital chilena), onde também funcionam os escritórios diplomáticos da Finlândia, Dinamarca e México.
O cônsul argentino naquela cidade, Carlos Ernesto Manteiga, explicou que, no momento do ataque, onde ficaram pichadas frases como “Justiça x Santiago Maldonado” e “Todos os Estados são assassinos”, não havia nenhum funcionário dentro do imóvel, então não houve feridos.
Depois de enfatizar que este é o terceiro ataque em dois meses que o edifício sofre, ele acrescentou que ninguém foi detido durante a ação.
“Cada vez são mais violentos, não sabemos quem são. O que eles escreveram é confuso, falam de Santiago Maldonado, que todos os países são assassinos e também colocam o símbolo da anarquia. Estamos vivendo em um momento de violência muito perigoso”, disse o cônsul.
A este respeito, o Ministro de Relações Exteriores do Chile, Heraldo Muñoz, publicou uma mensagem de repúdio na noite de sexta-feira em sua conta no Twitter. “Nossa mais forte condenação do ataque praticado por vândalos ao Consulado da Argentina em Concepción, que também afetou o do México, da Finlândia e da Dinamarca”.
A polícia chilena ofereceu vigilância especial no consulado e foi informado que o mesmo retomará suas funções na segunda-feira.
Fonte: agências de notícias
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
Libélula voando
pára um instante e lança
sua sombra no chão
H. Masuda Goga
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!