[Chile] Consulado da Argentina em Concepción é atacado com tinta em protesto pela morte de Santiago Maldonado

Um grupo de doze homens encapuzados atacou na sexta-feira (03/11) o consulado argentino em Concepción para protestar contra a morte do anarquista Santiago Maldonado.

Os atacantes lançaram bombas de tinta, destruíram janelas e picharam toda a frente do consulado argentino em Concepción, localizado a 500 quilômetros ao sul de Santiago (capital chilena), onde também funcionam os escritórios diplomáticos da Finlândia, Dinamarca e México.

O cônsul argentino naquela cidade, Carlos Ernesto Manteiga, explicou que, no momento do ataque, onde ficaram pichadas frases como “Justiça x Santiago Maldonado” e “Todos os Estados são assassinos”, não havia nenhum funcionário dentro do imóvel, então não houve feridos.

Depois de enfatizar que este é o terceiro ataque em dois meses que o edifício sofre, ele acrescentou que ninguém foi detido durante a ação.

“Cada vez são mais violentos, não sabemos quem são. O que eles escreveram é confuso, falam de Santiago Maldonado, que todos os países são assassinos e também colocam o símbolo da anarquia. Estamos vivendo em um momento de violência muito perigoso”, disse o cônsul.

A este respeito, o Ministro de Relações Exteriores do Chile, Heraldo Muñoz, publicou uma mensagem de repúdio na noite de sexta-feira em sua conta no Twitter. “Nossa mais forte condenação do ataque praticado por vândalos ao Consulado da Argentina em Concepción, que também afetou o do México, da Finlândia e da Dinamarca”.

A polícia chilena ofereceu vigilância especial no consulado e foi informado que o mesmo retomará suas funções na segunda-feira.

Fonte: agências de notícias

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/11/04/dinamarca-ataque-com-tinta-a-embaixada-da-argentina-em-copenhague/

agência de notícias anarquistas-ana

Libélula voando
pára um instante e lança
sua sombra no chão

H. Masuda Goga