Ao amparo do referendo na Catalunha têm se vivido em todo o Estado uma deterioração das liberdades e direitos civis dos presos políticos, com um aumento da repressão e auge da tolerância do fascismo em todos os âmbitos.
Com o recente acontecimento da rua Heroísmo, tratado de maneira muito parcial pelos meios de comunicação que julgou e condenou a um dos detidos antes inclusive de conhecer o atestado policial e a declaração de dita pessoa, a situação em Zaragoza se agravou; os meios de comunicação criminalizou todo o movimentos social alternativo da cidade, em especial o movimento antifascista e o movimento okupa, assinalando lugares e espaços concretos como o CSO Kike Mur [Centro Social Okupado] e diversos locais da Madalena. Com esta atitude irresponsável dos meios de comunicação se colocou no ponto de mira de grupos neonazis violentos a determinados espaços, como se pode comprovar este mesmo sábado; onde uma vintena de neonazis se concentrou, sem as permissões pertinentes, ante o CSO Kike Mur. Por sorte não houve incidentes e os neonazis tiveram que abandonar o bairro escoltados pela polícia ante os gritos e vaias dos moradores de Torrero.
O ocorrido destes dias em Zaragoza não é fruto da casualidade, a pressão midiática em torno do conflito catalão levou a um auge do fascismo, onde grupos de extrema-direita como Falange convocaram diversas manifestações nas ruas de nossa cidade, onde perseguem políticos, cidadãos e cidadãs, com ameaças constantes. Atitude que desde o Estado se tem tolerado e apoiado com medidas repressivas.
A CGT lamenta e condena a perseguição e criminalização dos movimentos sociais. A CGT é uma organização anarcossindicalista, antifascista e feminista que luta por uma mudança social necessária, ainda mais nestes dias. Desde a CGT felicitamos as moradoras e os moradores dos bairros da Madalena e Torrero que estão sofrendo a perseguição midiática estes dias e estão respondendo com integridade, saindo às ruas e enfrentando o fascismo.
Fonte: https://www.cgtaragon.org/cgt-ante-la-criminalizacion
Tradução > Sol de Abril
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
é preciso pouco
andar na senda da noite
basta um vagalume
Ricardo Akira Kokado

Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!
Não entendi uma coisa: hoje ele tá preso?