Ursula K. Le Guin (Berkeley, Califórnia, 21 de outubro de 1929 – Portland, Oregon, 22 de janeiro de 2018)
Uma das escritoras mais influentes da sua geração, autora de um dos livros de ficção científica anarquista mais famosos já escrito, Le Guin faleceu em sua casa, após um período doente.
Embora muitos se lembrarão dela pelo “Ciclo de Terramar”, seu trabalho mais sólido para os anarquistas talvez tenha sido “Os Despossuídos”. Uma reflexão profunda, sutil e bela sobre o potencial da utopia no planeta anarquista Anarres e a natureza do coletivismo.
O interesse de Le Guin no pensamento anarquista se desenvolveu lendo uma grande variedade de trabalhos pacifistas, começando por Gandhi e Martin Luther King até mergulhar no pensamento de Peter Kropotkin e nos movimentos anarquistas antiviolência nos quais cresceu nos anos 60. Dos anos 70 em diante, seus textos, que incluíram uma grande variedade de assuntos progressistas, continuaram fascinando os autores anarquistas de todo o mundo.
Apesar de sua personalidade tranquila, Le Guin foi uma ativista ativa a favor da justiça durante a maior parte da vida, especialmente nos movimentos de paz – ela tinha nove anos quando a Alemanha invadiu a Polônia e seus três irmãos foram à guerra. Ela marchou contra os testes nucleares, a favor dos direitos civis e se pronunciou firmemente contra a Guerra do Iraque.
No final da vida, Le Guin ainda amava os anarquistas pacifistas e se manteve, ela mesma, uma pacifista dedicada, apoiando os manifestantes de Oakland e, certa vez, lembrou um entrevistador que “meu coração pertence à Anarres!”
Fonte: https://freedomnews.org.uk/ursula-le-guin-dies-aged-88/
Tradução > Amanda Laet (linkedin.com/in/amanda-laet-8733ba114)
Conteúdos relacionados:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2011/12/22/eua-uma-breve-historia-de-ficcao-anarquista/
agência de notícias anarquistas-ana
A tarde se vai.
E com ela se despedem
O Sol e a Lua Nova.
Josete Maria Vichineski
Excelente tradução!!!!!!