Sob o slogan “Nada de nazistas nas ruas”, centenas de ativistas anarquistas e antifascistas se reuniram neste sábado (17/02) em Sófia para protestar contra o desfile em homenagem a Hristo Lukov, antigo tenente-general e ministro de Guerra da Bulgária e aliado de Hitler que comandou uma organização pró-nazista nas décadas de 1930 e 1940.
A manifestação internacionalista contou com pessoas da Bulgária e de outros países dos Bálcãs. Vários gritos de ordem e cânticos antifascistas foram entoados nas ruas centrais da capital búlgara, como “A solidariedade internacionalista irá varrer a ameaça fascista nos Bálcãs”, “Fascistas não passarão!”.
“Estamos aqui para demonstrar que há pessoas contra qualquer tipo de discriminação, violência, regimes totalitários e que estão a favor da liberdade do povo e desejam que as pessoas vivam num mundo livre e justo”, disse à mídia local uma das participantes da manifestação, que foi acompanhada pela polícia da cidade.
Marcha fascista
Apesar da condenação internacional e de manifestações de preocupação na mídia local, a marcha fascista foi realizada, e acompanhada de uma procissão na qual jovens vestidos de negro carregaram tochas e deixaram louros na antiga casa do general Lukov.
Grupos de extrema-direita de diversos países europeus, incluindo Alemanha, Suécia, Hungria e Estônia se juntaram à marcha fascista, descrevendo Lukov como “um herói de guerra búlgaro”.
> Mais fotos da manifestação antifascista aqui:
agência de notícias anarquistas-ana
na blusa velha,
muitas borboletas –
ele adora tocá-las…
Rosa Clement
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!