Durante os últimos meses o serviço secreto russo prendeu vários anarquistas e antifascistas nas cidades de Penza e São Petersburgo. Eles foram acusados de criar uma “organização terrorista”. Os presos foram torturadas com fios e descargas elétricas durante muitas horas, assim como brutalmente golpeados sem nenhum tipo de cuidado em evitar causar danos graves ou deixar visível os golpes. Os oficiais humilharam nossos companheiros. E tentaram forçá-los a testemunhar contra si mesmos e uns contra os outros. Estas ações próprias de uma verdadeira Gestapo por parte do FSB (Serviço Federal de Segurança) não podem fazer mais que chamar vigorosos protestos de todas as pessoas honestas que conhecem a verdadeira situação.
A semana de solidariedade internacional realizada entre 7 e 12 de fevereiro expôs a ampla reação do movimento libertário mundial ante esta terrível repressão e teve uma grande repercussão midiática na Rússia. Mas não foi o suficiente para que a situação melhorasse, pois logo apareceu a informação de que alguns dos anarquistas presos foram novamente torturados e intimidados. Ademais, os oficiais do FSB lhes exigiram que se recusassem a participar em campanhas de resistência contra as torturas e a repressão. Mais ainda, após as ações de solidariedade na Rússia a polícia desencadeou uma repressão contra seus participantes. Companheiros foram processados nas cidades de Moscou e Cheliábinsk. Nesta última cidade, os anarquistas foram torturados com eletricidade pela polícia enquanto eram acusados de hooliganismo (!). Ao mesmo tempo que as detenções em São Petersburgo aconteciam, o FSB realizou batidas e detenções contra anarquistas na Crimeia.
É necessário continuar e fortalecer a campanha de solidariedade para obrigar às autoridades russas a pôr fim as torturas e a repressão política. O melhor dia para realizar novas ações é o 18 de março, o dia das eleições presidenciais na Rússia. Em dita jornada o regime governante é mais vulnerável ante os olhares do mundo que estarão atentos ao que se desenrola em nosso país.
Realizamos um chamado urgente e desesperado a todos os anarquistas, esquerdistas, antifascistas e coletivos democráticos ao redor do mundo para organizar ações de protesto e resistência, de qualquer tipo, em frente das embaixadas, dos consulados ou de qualquer outro escritório oficial da Federação Russa em vossos países.
Nossos slogans são:
• FSB – é o maior terrorista!!
• Vossa eletricidade não matará nossas ideias!
• Liberdade para os anarquistas e antifascistas russos!
Fonte: https://avtonom.org/en/news/call-soli-actions-russian-anarchists
#stopFSBtorture
Tradução > Sol de Abril
Conteúdos relacionados:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/03/11/russia-solidariedade-com-anarquistas-russos/
agência de notícias anarquistas-ana
Quase desperdício.
Moscas sobre caquis podres
Só o sapo come.
Anibal Beça
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!