Neste Newroz [Ano Novo Curdo] queremos agradecer toda a solidariedade internacional com a revolução no Norte da Síria e a resistência em Afrin, especialmente a todas as pessoas que estão trabalhando para organizar ações e mobilizações em solidariedade ao #WorldAfrinDay. Todas as manifestações e iniciativas para defender Afrin são muito importantes, não apenas para gerar consciência em todo o mundo, mas também para dar moral e esperança para todas as pessoas que estão resistindo às bombas e a opressão do fascismo turco.
Os ataques brutais que a terra e o povo de Afrin estão sofrendo, são a aliança terrorista entre o racismo chauvinista do exército turco e o fanatismo religioso das milícias islâmicas. As forças de auto-defesa do Norte da Síria já os derrotaram em Kobane, em Raqqa e em muitos outros lugares, e agora lutam para expulsá-los de Afrin. Resistência é vida, e o espírito de kawa irá acender o fogo neste ano 2631 de Newroz.
A revolução que está acontecendo no Norte da Síria é uma revolução por democracia, por ecologia social e por libertação das mulheres. É uma revolução contra o sistema capitalista dominado pelos homens e contra o dano brutal que causa em nosso planeta. É uma revolução onde as mulheres estão tomando papel de liderança em todas as partes da sociedade, desafiando a opressão patriarcal não apenas pela liberdade das mulheres no Oriente Médio, mas para todas as mulheres.
A resistência local do povo de Rojava é também uma resistência global, e a Comuna Internacionalista é um bom exemplo para isso. De muitos lugares diferentes, pessoas que entenderam a importância desta revolução, estão se unindo com o povo do Norte da Síria. Os princípios desta revolução, e o desenvolvimento da sociedade fora da lógica do sistema de Estado-nação, são as melhores chances que já tivemos de ver nossas esperanças e sonhos se tornarem realidade.
Como Comuna Internacionalista, estamos fazendo parte desta sociedade. Estamos aprendendo, apoiando, organizando e defendendo esta revolução. Sabemos que não é um caminho fácil, é um caminho de esforço e sacrifício, mas é o único caminho. Muitxs internacionalistas fizeram grandes sacrifícios aqui, dando suas vidas pela revolução. E como nosso amigo Sehid Helin disse, “a luta continuará em memória a essas pessoas internacionais que morreram aqui. E isso é algo realmente belo para a revolução, sentir que podemos lutar juntxs para criar um mundo melhor”.
Agora continuaremos a luta em sua memória.
Şehid namirin!
Pîroz be Newroz!
Vida longa a solidariedade internacional!
Comuna Internacionalista de Rojava
Tradução > Imprensa Marginal
Conteúdos relacionados:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/03/19/24-de-marco-dia-mundial-por-afrin/
agência de notícias anarquistas-ana
Entardece,
Gaivotas riscam o céu
Flores brancas nascem na mata
Betty Mangucci
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!