No próximo 10 de maio de 2018, quinta-feira, pretendem desalojar a Kan Bici em Galliners (Pla de l’Estany) pela força policial!
Isto foi decidido pelo juiz David Torres Pindado, do Tribunal 3 de Girona, em 15 de fevereiro passado, a pedido do proprietário do sítio, o senhor Jose de Puig Viader.
Nos “dão” dois meses para sair “por bem”, caso contrário ativariam a violência do Estado (antidistúrbios dos Mossos [polícia da Catalunha])! Isto seria a segunda vez¹ em pouco mais de 5 anos e meio que acabariam desta forma grotesca com uma okupação pacífica no município de Vilademuls!
Ademais, todas as “forças democráticas” (prefeitura, conselho comarcal, moradores, partidos, associações etc.) ignoram este fato que violenta seus “direitos humanos” que essas entidades pretendem defender.
Uma vez mais o sistema mostra sua verdadeira cara fascista em defesa da propriedade privada. Como todos sabemos, Jose de Puig denunciou após 4 anos da okupação de Kan Bici sem falar nem uma vez seriamente conosco e mantém esta atitude até o dia de hoje, embora houvesse várias tentativas por nossa parte de chegar a um acordo com ele (um aluguel barato e colabora com as reformas necessárias no imóvel).
Jose de Puig vive em um apartamento de luxo em Empuriabrava (c/Badia, 2), tem terras e casas em muitas partes do Pla de l’Estany, além disso mantém negócios com várias empresas pela zona de Figueres.
Não por casualidade, sua advogada é a filha do presidente do Tribunal Superior da Justiça da Catalunha Jesús Maria Barrientos, Eva.
Como sabemos, Jose de Puig é originalmente de Vilademi (Banyoles) e mantém junto a seu irmão Miquel um sítio conhecido em Can Puig, neste “veïnat”, onde cuidam de um “belo” lugar em homenagem a Francisco Franco! Tradicionalmente, as famílias de “nobres” e da alta burguesia catalã colaboraram com os franquistas para perpetuar seus poderes durante a ditadura.
Vendo que a Generalitat [governo da Catalunha] e suas instituições colaboram ativamente com fascistas espanholistas disfarçados de “nobres” catalães, e denegam qualquer apoio a pessoas em precariedade econômica e ameaçadas de perder seus domicílios, há que destacar e resumir que nos sobram somente o uso da violência revolucionária e a solidariedade entre companheiros/as para defender nossas vidas!
Não nos oferecem outras opções porque seus interesses corrompidos estão por cima e ignorantes de uma possível equidade entre todas as pessoas.
A corrupção, a ignorância perversa dos direitos humanos, o uso da violência arbitrária, a manipulação mediante mentiras e falsificações são o dia a dia desta casta poderosa e de suas instituições/empresas.
Consideramos nosso dever afrontarmos seus crimes cometidos dia após dia em muitas partes da sociedade. Temos que ser decididos e inteligentes, e vencer nossos medos para esta confrontação que deveria impedir o desalojo de Kan Bici, venceremos!
Nenhum compromisso com os estados e seus amos!
A combater o sistema fascista e seus defensores/colaboradores!
Abaixo a democracia! Que viva a Anarquia!
Kan Bici resiste!
Kan Bici (Galliners), março de 2018
[1] Se refere ao desalojo de Kan Pons em Sant Marçal de Quarentella, em 16 de outubro de 2012 (com 7 furgões da antidistúrbios, Mossos d’Esquadra…).
Tradução > Sol de Abril
Conteúdos relacionados:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/12/06/espanha-galliners-comunicado-desde-kan-bici/
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/10/11/espanha-5-anos-de-okupacao-em-kan-bici/
agência de notícias anarquistas-ana
Vultos
Ciscos cegos
No olho da rua.
André Vallias
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!