A conclusão é do Relatório Anual de Segurança Interna. Em 2017, as “secretas” registraram um impulso de movimentos neonazis no país.
O Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) alerta que a extrema-direita está a ganhar força em Portugal. O Diário de Notícias revela que o documento aprovado pelo Conselho Superior de Segurança Interna (CSSI), que foi entregue esta quinta-feira (29/03) na Assembleia da República, aponta para um forte regresso das forças da extrema-direita, no último ano.
Foram intensificados os contatos com movimentos de extrema-direita internacionais, reforçada a propaganda online e organizadas conferências e protestos simbólicos.
As autoridades têm estado atentas aos grupos neonazis desde 2014, sobretudo devido ao crescimento de movimentos nacionalistas noutros países europeus, com o fenômeno migratório e a crise de refugiados a alimentar a radicalização de discursos. Mas foi em 2017 que as “secretas” registaram um impulso de movimentos neonazis no país.
O relatório sublinha que há militantes de movimentos nacionalistas envolvidos em atividades criminosas e refere uma ameaça por parte das novas organizações de extrema-direita em Portugal, como por exemplo o grupo de motociclistas Red & Gold, que pertencem aos Los Bandidos, o rival histórico dos Hell Angels. Os dois grupos protagonizaram confrontos num restaurante em Loures, no último sábado. Mário Machado, o antigo dirigente da Frente Nacional que está em liberdade condicional há menos de um ano, está associado ao grupo Red & Gold.
A última grande operação da Unidade Nacional de Contraterrorismo da Polícia Judiciária foi em novembro de 2016, com a detenção de 17 neonazis acusados de agressões por motivos racistas.
Mais de metade dos suspeitos eram novos recrutas da Portugal Hammerskins, a fação portuguesa do mais violento grupo de extrema-direita a nível mundial. Todos foram libertados.
Conteúdos relacionados:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/04/27/portugal-e-a-extrema-direita/
agência de notícias anarquistas-ana
Flauta,
cascata de pássaros
entornando cantos úmidos.
Yeda Prates Bernis

Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!