Extrema-direita ganhou força em Portugal no último ano

extrema-direita-ganhou-forca-em-portugal-no-ulti-1

A conclusão é do Relatório Anual de Segurança Interna. Em 2017, as “secretas” registraram um impulso de movimentos neonazis no país.

O Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) alerta que a extrema-direita está a ganhar força em Portugal. O Diário de Notícias revela que o documento aprovado pelo Conselho Superior de Segurança Interna (CSSI), que foi entregue esta quinta-feira (29/03) na Assembleia da República, aponta para um forte regresso das forças da extrema-direita, no último ano.

Foram intensificados os contatos com movimentos de extrema-direita internacionais, reforçada a propaganda online e organizadas conferências e protestos simbólicos.

As autoridades têm estado atentas aos grupos neonazis desde 2014, sobretudo devido ao crescimento de movimentos nacionalistas noutros países europeus, com o fenômeno migratório e a crise de refugiados a alimentar a radicalização de discursos. Mas foi em 2017 que as “secretas” registaram um impulso de movimentos neonazis no país.

O relatório sublinha que há militantes de movimentos nacionalistas envolvidos em atividades criminosas e refere uma ameaça por parte das novas organizações de extrema-direita em Portugal, como por exemplo o grupo de motociclistas Red & Gold, que pertencem aos Los Bandidos, o rival histórico dos Hell Angels. Os dois grupos protagonizaram confrontos num restaurante em Loures, no último sábado. Mário Machado, o antigo dirigente da Frente Nacional que está em liberdade condicional há menos de um ano, está associado ao grupo Red & Gold.

A última grande operação da Unidade Nacional de Contraterrorismo da Polícia Judiciária foi em novembro de 2016, com a detenção de 17 neonazis acusados de agressões por motivos racistas.

Mais de metade dos suspeitos eram novos recrutas da Portugal Hammerskins, a fação portuguesa do mais violento grupo de extrema-direita a nível mundial. Todos foram libertados.

Fonte: https://www.tsf.pt/sociedade/seguranca/interior/extrema-direita-ganhou-forca-em-portugal-no-ultimo-ano-9221782.html

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/04/27/portugal-e-a-extrema-direita/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2016/11/14/portugal-comunistas-negros-gays-e-muculmanos-foram-vitimas-de-skinheads/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2016/07/28/portugal-libertacao-de-ex-lider-skinhead-mario-machado-so-apos-uma-avaliacao-mental/

agência de notícias anarquistas-ana

Flauta,
cascata de pássaros
entornando cantos úmidos.

Yeda Prates Bernis