A União Sindical da CNT (Confederação Nacional do Trabalho) denuncia o ataque à sua sede localizada no 44 rue Burdeau, no 1º bairro de Lyon, na noite de sexta-feira 30 a sábado, 31 de Março. Um grupo de fascistas arrancou a grade e quebrou a janela, tentou arrombar a cortina de ferro e roubou material militante.
Este ataque aconteceu na sequência de outros ataques a espaços militantes no 1º bairro, nomeadamente à CGA (Coordenação de Grupos Anarquistas), ao PCF e também os ataques e estragos contra a Rádio Canut. Além destes atos de violência, há vários meses, vários grupos fascistas tentam cobrir as paredes do 1º bairro com vários estêncils ou adesivos de natureza racista ou odiosa. Estes grupúsculos, em particular o Pavilhão Negro (Bastião Social: grupúsculo de extrema-direita emanado do GUD, grupo violento cujos membros já foram condenados várias vezes), acreditam que a violência e a intimidação silenciarão a ação da CNT. Atualmente, a CNT luta lado a lado com outras organizações para obter o encerramento do espaço Pierre Scize. Não temos dúvidas que: se esses grupúsculos se desenvolvem, é porque os sucessivos governos, ao banalizar o discurso e até as práticas racistas e ao destruir os direitos sociais, fazem a cama para estas ideias; que este desenvolvimento se beneficia do silêncio (e até da cumplicidade) do estado e da passividade da polícia. Na verdade há vários anos que os grupúsculos fascistas têm casa aberta, e que não param de realizar ações violentas (agressões, provocações de reuniões ou manifestações), mas a única resposta da prefeitura (representante direto do estado) sempre foi de minimizar tudo isto e fazer acreditar numa disputa entre grupúsculos de extrema-direita e de extrema-esquerda.
Diante disso, a união sindical da CNT reafirma a sua vontade de continuar a lutar nas lutas sociais e contra o fascismo e as ideias odiosas que transmite.
Diante do fascismo e das suas ideias, No pasarán!
Fonte: http://www.cnt-f.org/cnt69/attaque-fasciste-contre-le-local-de-la-cnt-no-pasaran/
Tradução > Gisandra Oliveira
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
uma lua
e um lago gelado
refletem-se um ao outro
Hashimoto Takako
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!