[França] Lançamento: “Um maio livre e solidário. A travessia de 68 por um jovem Argelino”, de Kadour Naimi

Uma noite, uma camarada, Édith, e eu estudávamos o pequeno livro vermelho de Mao. Subitamente, Édith me perguntou, no tom mais suave, com um sorriso terno:

– E se nós fizéssemos amor?

Eu a olhei fixamente, surpreso. De fato, nossos encontros tinham criado em nós um sentimento afetuoso. Essa camarada era bela, seu corpo delgado me agradava, seu rosto de linhas perfeitas e seus olhos marrom claro me encantavam. O tom doce de sua voz me balançava. Logo, tudo nela me encantava. Acrescente-se o que nos ligava muito forte psiquicamente: nossas ideias em comum, nossos sentimentos compartilhados.

Eu respondi ao sorriso de minha camarada com prazer, e depois declarei:

– Não temos tempo. Aquilo a que nos dispusemos deve nos servir para aprender e fazer a revolução.

Em 1968, Kadour Naimi era estudante de artes dramáticas em Estrasburgo. De volta à Argélia, ele fundou o Teatro do Mar, companhia autogerida; em 1973 ele retomou os estudos em sociologia na Bélgica; desde 1982 reside na Itália, onde se ocupa, entre outras coisas, de realizações cinematográficas e teatrais.

Un mai libre et solidaire. La traversée de 68 par un jeune Algérien

Kadour Naïmi

120 páginas

12,00 EUR

atelierdecreationlibertaire.com

agência de notícias anarquistas-ana

o pouso silente
da borboleta de seda
celebra a manhã

Zemaria Pinto