[Argentina] “Lechu vive”, um documentário sobre Santiago Maldonado

Lechu vive” é um documentário longa-metragem sobre a infância e a adolescência de Santiago Maldonado, reconstruída a partir dos relatos de seus amigos próximos, de 25 de Mayo, sua cidade natal.

É um documentário independente e não estamos vinculados (salvo em nossa solidariedade com sua luta) com a família de Santiago Maldonado.

Antes de ser bandeira, Santiago Maldonado era o “Lechuga”, uma criança do bairro obreiro de 25 de Mayo, uma cidade pequena da província de Buenos Aires. Com sua alma inquieta, sua curiosidade incessante e sua solidariedade deixou marcas na vida de muitos veinticiqueños assim como também fez durante suas viagens e logo, tristemente, na de muitos argentinos.

As ruas que falam de suas inquietudes artísticas, são, também, um mapa de suas leituras políticas e das novas músicas que ia conhecendo. Mas, sobretudo, guardam o eco de sua risada contagiosa. Está na recordação de seus melhores amigos. Essa risada de Santiago, que muitos não compreendiam e censuravam seus interesses, seus compromissos e sua maneira de viver.

Invocar o nome de Santiago em 25 de Mayo é invocar um vendaval de anedotas. Seus amigos e vizinhos de todas as idades falam de sua generosidade e de sua solidariedade: ele era o magro que desde menino se indignava na escola e nas ruas ao ver injustiças. Contam como sua curiosidade o levava a investigar e repensar o universo inteiro desde o pequeno ao maior. Recordam que era o que queria escapar do povoado que cada vez mais tornava-se opressivo, mas sempre voltava com a boca cheia de histórias e conhecimentos para compartilhar.

Nossa contribuição ao pedido de justiça por Santiago Maldonado é tentar deixar o registro da pessoa real sobre a qual nos interpelam os argentinos há nove meses e tornar o pedido de justiça algo vivo e imprescindível.

Quem somos

Somos um grupo de trabalhadores audiovisuais unidos por laços de amizade e de família que nos reunimos faz uns meses para levar adiante este projeto. Para isso convocamos profissionais amigos que coincidem com nossa visão e os convidamos a somar-se à realização do documentário contribuindo seja com jornadas de trabalho, com equipamentos, com acesso a pesquisas jornalísticas prévias, etc.

Pela natureza do documentário decidimos trabalhar de forma horizontal, na equipe não há hierarquias.

Os responsáveis somos: Casiana Battista, Vera Morello Cuman e Javier Morello.

> Mais infos, colaborar:

https://www.idea.me/projetos/60519/lechu-vive

> Siga-nos nas redes:

Facebook: https://fb.me/lechuviveundocumental

Twitter: @lechuvive

Instagram: lechuviveundocumental

Tradução > Sol de Abril

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/12/04/argentina-eu-como-mae-hoje-recordo-a-santiago-com-todo-meu-amor/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/12/02/argentina-cronica-de-um-velorio-e-milhares-de-mortes/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/11/14/argentina-santiago-maldonado-era-anarquista/

agência de notícias anarquistas-ana

Cantoria infernal.
Os gatos namorando
no fundo do quintal.

José Carlos de Souza