Nesta quarta-feira (09/05), um curta inédito de Jean-Luc Godard ganhou a internet. Postado na página de YouTube do jornal francês “Lundi Matin¹”, o filme “Vent D’ouest”, de quase quatro minutos, era uma suposta homenagem do cineasta franco-suíço ao ZAD (“Zones À Défendre”, em francês), movimento anticapitalista que ocupa zonas estratégicas para impedir obras [de um aeroporto].
Só que, menos de 24 horas após o curta comecar a circular, uma surpresa: a assessoria de Godard, que exibirá no Festival de Cannes o seu último filme, “Livre d’Image” (Livro da imagem), nesta sexta, garante que a obra não é dele, mas de um fake.
O produtor do cineasta, Fabrice Aragno, também teria confirmado a um jornalista da rádio “Europe 1” que o curta é obra de um usurpador.
O que surpreende, porém, é que a voz que narra o curta é igual à de Godard. E tem o mesmo conceito visual e de edição que os últimos filmes dele. A história fica ainda mais intrigante quando se conhece a origem do projeto.
Em abril, o jornal “Lundi Matin” (o mesmo que postou o curta em sua página) publicou no seu site uma carta aberta de integrantes do ZAD para Godard. No documento, os militantes lembravam o passado revolucionário do diretor nos 1970 e pediam para que ele fizesse no Festival de Cannes o equivalente ao que fazem nas ocupações.
“Então, vá lá, Jean-Luc, como uma última batalha, como a mais bela das filmagens, como um poema que tu sabes fazer, com tua linguagem, mas fazendo eco a todos nós: detona tudo. ZAD EM CANNES E BLOQUEIA O PALÁCIO!”, escreveram, fazendo referência ao palácio que sedia o centro de convenções do festival.
“Vent D’Ouest” seria, portanto, uma resposta à carta da ZAD, segundo o próprio “Lundi Matin”. O filme usa imagens de uma operação recente que evacuou uma ocupação da ZAD em uma cidade francesa. E termina com a sigla do movimento estampada na tela.
O problema é que o diretor nunca anunciou ou se manifestou sobre o projeto. E as declarações de sua assessoria e de seu produtor deixaram toda a imprensa em Cannes em dúvida. A própria presença do diretor no festival ainda é incerta.
Nas duas últimas vezes que um filme de Godard foi exibido em Cannes, em 2010 e 2014, o diretor esnobou a Croisette.
> Veja o curta aqui: https://www.youtube.com/watch?v=IO5Y6wlPn5k
[1] https://lundi.am/Vent-d-ouest-JL-Godard
Fonte: agências de notícias
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
Às dez da manhã
O cheiro de eucalipto
Atravessa a estrada
Paulo Franchetti
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!