[França] Curta inédito atribuído a Jean-Luc Godard intriga Cannes

Nesta quarta-feira (09/05), um curta inédito de Jean-Luc Godard ganhou a internet. Postado na página de YouTube do jornal francês “Lundi Matin¹”, o filme “Vent D’ouest”, de quase quatro minutos, era uma suposta homenagem do cineasta franco-suíço ao ZAD (“Zones À Défendre”, em francês), movimento anticapitalista que ocupa zonas estratégicas para impedir obras [de um aeroporto].

Só que, menos de 24 horas após o curta comecar a circular, uma surpresa: a assessoria de Godard, que exibirá no Festival de Cannes o seu último filme, “Livre d’Image” (Livro da imagem), nesta sexta, garante que a obra não é dele, mas de um fake.

O produtor do cineasta, Fabrice Aragno, também teria confirmado a um jornalista da rádio “Europe 1” que o curta é obra de um usurpador.

O que surpreende, porém, é que a voz que narra o curta é igual à de Godard. E tem o mesmo conceito visual e de edição que os últimos filmes dele. A história fica ainda mais intrigante quando se conhece a origem do projeto.

Em abril, o jornal “Lundi Matin” (o mesmo que postou o curta em sua página) publicou no seu site uma carta aberta de integrantes do ZAD para Godard. No documento, os militantes lembravam o passado revolucionário do diretor nos 1970 e pediam para que ele fizesse no Festival de Cannes o equivalente ao que fazem nas ocupações.

“Então, vá lá, Jean-Luc, como uma última batalha, como a mais bela das filmagens, como um poema que tu sabes fazer, com tua linguagem, mas fazendo eco a todos nós: detona tudo. ZAD EM CANNES E BLOQUEIA O PALÁCIO!”, escreveram, fazendo referência ao palácio que sedia o centro de convenções do festival.

“Vent D’Ouest” seria, portanto, uma resposta à carta da ZAD, segundo o próprio “Lundi Matin”. O filme usa imagens de uma operação recente que evacuou uma ocupação da ZAD em uma cidade francesa. E termina com a sigla do movimento estampada na tela.

O problema é que o diretor nunca anunciou ou se manifestou sobre o projeto. E as declarações de sua assessoria e de seu produtor deixaram toda a imprensa em Cannes em dúvida. A própria presença do diretor no festival ainda é incerta.

Nas duas últimas vezes que um filme de Godard foi exibido em Cannes, em 2010 e 2014, o diretor esnobou a Croisette.

> Veja o curta aqui: https://www.youtube.com/watch?v=IO5Y6wlPn5k

[1] https://lundi.am/Vent-d-ouest-JL-Godard

Fonte: agências de notícias

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/04/17/portugal-em-lisboa-dezenas-ocuparam-entrada-da-embaixada-da-franca-em-solidariedade-com-a-zad/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/04/11/franca-nantes-milhares-de-pessoas-exigem-a-libertacao-da-zad/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/04/10/franca-comunicado-os-desalojos-comecaram-a-zad-chama-a-mobilizacao/

agência de notícias anarquistas-ana

Às dez da manhã
O cheiro de eucalipto
Atravessa a estrada

Paulo Franchetti