Este 15 de maio, aconteceu em Valladolid, na Praça de Fuente Dorada, e convocada pela Plataforma Solidária com a Palestina de Valladolid, a qual pertence a CGT, uma concentração às 20 horas que congregou várias centenas de pessoas em solidariedade com o povo palestino.
Em 15 de maio se recorda o 70º aniversário da declaração de independência de Israel, que levou à “Nakba”, ao desastre, a milhares de Palestinos e Palestinas. Segundo o Comitê Nacional Palestino para o Boicote, Desinvestimento e Sanções (BNC):
“Sua independência é nossa Nakba. A limpeza étnica de 750,000 a um milhão de pessoas indígenas palestinas faz 70 anos e convertê-las em refugiadas para estabelecer um estado de maioria judia na Palestina não é motivo de celebração.
A Nakba não é um crime do passado, está em curso. Setenta anos depois, Israel continua demolindo casas palestinas, roubando nossas terras para construir assentamentos ilegais exclusivamente para judeus-israelenses, expulsando xs palestinxs de Jerusalém ao revogar nossos direitos de residência, e nega axs refugiadxs palestinxs, como a muitos de nossos membros, nosso direito internacionalmente reconhecido para regressar a nossos lares.”
Durante o ato de solidariedade e protesto, foi realizada uma performance teatral, foram lidos diversos testemunhos de palestinos sobre suas recordações de 70 anos atrás, e lido o poema ‘A história’ de Kamal Nasir.
Após tudo isso saíram em manifestação por diversas ruas do centro da cidade.
> Mais fotos:
http://rojoynegro.info/articulo/sin-fronteras/valladolid-cgt-el-pueblo-palestino-d%C3%ADa-la-nakba
Tradução > Sol de Abril
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
Havia o escuro
mas eu não sabia onde;
teu rosto era sol.
Eolo Yberê Libera
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!