El Sol Ácrata, 2ª época, N°1, Maio de 2018.
Já está na gráfica uma nova edição de nosso querido periódico El Sol Ácrata, que desta vez circulará nas ruas de Antofagasta e outras localidades do território “chileno”, graças à sonhada impressão de mil exemplares em papel, o que esperamos ajude a dar maior visibilidade e difusão a este meio de comunicação antiautoritário, que busca contribuir com uma análise da contingência local e regional ao mesmo tempo que propagar as ideias antiautoritárias de liberdade.
Apostamos que nesta segunda época o periódico nos ajude a fortalecer laços solidários entre as distintas iniciativas anárquicas que se levantam contra o Estado e o Capital tanto nesta como em outras regiões. Pelo que fazemos um chamado a colaborar permanentemente na difusão destas páginas, assim como no envio de colaborações escritas (artigos, resenhas de atividades, avisos etc.), instalação de postos de distribuição ou aportes econômicos.
Pela Terra e a Liberdade! Estamos de volta!
Editorial: Estamos de volta! Artigos: Mar para quem? – Mudam os palhaços, mas segue o circo: radiografia à direita antofagastina – Fora a fábrica de chumbo RAM de Calama! – Onde está José Vergara? – Pela liberdade de Alejandro Centoncio – Por um anarquismo desde a fronteira – Eduardo Colombo 1929-2018. Um grande lutador anarquista nos deixa. Poesia, Avisos e muito mais…
E d i t o r i a l:
Estamos de volta!
Ante o ascenso mundial do fascismo, expresso na proliferação de governos de direita assim como no ressurgir de discursos baseados na superioridade racial e no ódio encarniçado a toda dissidência contra-hegemônica: Não podemos permanecer indiferentes!
Na América Latina isto se traduziu na configuração de um cenário favorável à geopolítica do despojo e a acumulação extrativista, saqueando os territórios e acuando comunidades, ao mesmo tempo que se aplaca com a bota militar toda mostra de descontentamento ao sistema imperante.
Por sua parte, no território chileno o fortalecimento do Estado Policial é evidente. A modificação da nefasta lei antiterrorista vem incrementar a política repressiva contra o movimento social exercida durante estes últimos anos, dotando de novas faculdades os lacaios policiais e aparatos judiciais na perseguição, tortura e encarceramento de quem luta.
Assim, ante este cenário, hoje Primeiro de Maio, dia de Protesto Universal contra a Tirania, voltamos às ruas com mais forças que nunca, acompanhando o trabalho que levam xs amigxs de Rebeldías, Mingako, Acracia, Evasión, Radio Kurruf e outros meios de comunicação antagônicos à máfia do monopólio comunicacional e sua Ditadura do Pensamento Único.
Porque vivemos em uma cidade onde a Vida cada vez mais se confunde com a Morte, por causa da inquestionável contaminação da Megamineração. Porque a alguns não nos convence o morno reformismo erguido pelo progressismo, nem nos conformamos com o “entretenimento” e a “cultura” financiada e normatizada pelo Grupo Luksic e BHP Billiton.
Estamos de volta, porque a Luta pela Terra e a Liberdade assim o requer. E nessa batalha seremos irredutíveis.
Porque a indiferença e o silêncio nunca nos pareceram uma opção respeitável.
Saúde e Anarquia.
Grupo El Sol Ácrata
Maio 2018, Antofagasta
> Para ler e baixar El Sol Ácrata, clique aqui:
Tradução > Sol de Abril
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
Sopra o vento
Segura-te borboleta!
Na pétala da flor.
Rodrigo de Almeida Siqueira
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!