Volta às ruas El Sol Ácrata! Periódico Anarquista desde Antofagasta, Região Chilena

volta-as-ruas-el-sol-acrata-periodico-anarquista-1

El Sol Ácrata, 2ª época, N°1, Maio de 2018.

Já está na gráfica uma nova edição de nosso querido periódico El Sol Ácrata, que desta vez circulará nas ruas de Antofagasta e outras localidades do território “chileno”, graças à sonhada impressão de mil exemplares em papel, o que esperamos ajude a dar maior visibilidade e difusão a este meio de comunicação antiautoritário, que busca contribuir com uma análise da contingência local e regional ao mesmo tempo que propagar as ideias antiautoritárias de liberdade.

Apostamos que nesta segunda época o periódico nos ajude a fortalecer laços solidários entre as distintas iniciativas anárquicas que se levantam contra o Estado e o Capital tanto nesta como em outras regiões. Pelo que fazemos um chamado a colaborar permanentemente na difusão destas páginas, assim como no envio de colaborações escritas (artigos, resenhas de atividades, avisos etc.), instalação de postos de distribuição ou aportes econômicos.

Pela Terra e a Liberdade! Estamos de volta!

Editorial: Estamos de volta! Artigos: Mar para quem? – Mudam os palhaços, mas segue o circo: radiografia à direita antofagastina – Fora a fábrica de chumbo RAM de Calama! – Onde está José Vergara? – Pela liberdade de Alejandro Centoncio – Por um anarquismo desde a fronteira – Eduardo Colombo 1929-2018. Um grande lutador anarquista nos deixa. Poesia, Avisos e muito mais…

E d i t o r i a l:

Estamos de volta!

Ante o ascenso mundial do fascismo, expresso na proliferação de governos de direita assim como no ressurgir de discursos baseados na superioridade racial e no ódio encarniçado a toda dissidência contra-hegemônica: Não podemos permanecer indiferentes!

Na América Latina isto se traduziu na configuração de um cenário favorável à geopolítica do despojo e a acumulação extrativista, saqueando os territórios e acuando comunidades, ao mesmo tempo que se aplaca com a bota militar toda mostra de descontentamento ao sistema imperante.

Por sua parte, no território chileno o fortalecimento do Estado Policial é evidente. A modificação da nefasta lei antiterrorista vem incrementar a política repressiva contra o movimento social exercida durante estes últimos anos, dotando de novas faculdades os lacaios policiais e aparatos judiciais na perseguição, tortura e encarceramento de quem luta.

Assim, ante este cenário, hoje Primeiro de Maio, dia de Protesto Universal contra a Tirania, voltamos às ruas com mais forças que nunca, acompanhando o trabalho que levam xs amigxs de Rebeldías, Mingako, Acracia, Evasión, Radio Kurruf e outros meios de comunicação antagônicos à máfia do monopólio comunicacional e sua Ditadura do Pensamento Único.

Porque vivemos em uma cidade onde a Vida cada vez mais se confunde com a Morte, por causa da inquestionável contaminação da Megamineração. Porque a alguns não nos convence o morno reformismo erguido pelo progressismo, nem nos conformamos com o “entretenimento” e a “cultura” financiada e normatizada pelo Grupo Luksic e BHP Billiton.

Estamos de volta, porque a Luta pela Terra e a Liberdade assim o requer. E nessa batalha seremos irredutíveis.

Porque a indiferença e o silêncio nunca nos pareceram uma opção respeitável.

Saúde e Anarquia.

Grupo El Sol Ácrata

Maio 2018, Antofagasta

> Para ler e baixar El Sol Ácrata, clique aqui:

https://periodicoelsolacrata.files.wordpress.com/2018/05/el-sol-c3a1crata-segunda-c3a9poca-nc2b01-mayo-2018.pdf

Tradução > Sol de Abril

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/04/14/chile-sai-pela-ultima-vez-as-ruas-el-sol-acrata-36-abril-2017/

agência de notícias anarquistas-ana

Sopra o vento
Segura-te borboleta!
Na pétala da flor.

Rodrigo de Almeida Siqueira