O Arquivo e Biblioteca do Centro de Estudos Libertários Luigi Fabbri de Jesi nasceu a partir do grupo anarquista local para disponibilizar documentos e livros para tentar manter a memória coletiva viva e livre para o enriquecimento cultural, social e político.
Inteiramente autogerido e utilizável desde a abertura em 1985 do CSL (reativando o local do Círculo de Estudo Social de 1944-45), é continuamente alimentado por doações de companheiros e companheiras que entendem necessário coletivizar o conhecimento para torná-lo acessível para os outros.
Até o momento, possui mais de 11 mil títulos, sem contar documentos e publicidade (jornais, folhetos, cartazes…).
O Arquivo, dividido em hemeroteca e documentos, está disponível para consulta, enquanto a Biblioteca também empresta livros que estão presentes na distribuição, ambos são divididos em seções (1. Anarquista, 2. Conhecimento, 3. Memória, 4. Biblioteca Circulante) com as subseções relativas, disponíveis online com o opac libertário OLA (ola.bida.im).
A seção Biblioteca Circulante inclui textos de qualquer tipo que podem ser tomados e /ou trocados, obviamente, a quantidade e a variedade de livros dependerão de quem contribui para a substituição destes sem esgotar a reserva livresca.
Na prática, é o bookcrring [prática de deixar um livro num local público] sem o aspecto burocrático que diz respeito a esse circuito.
A partir do verão, junho, abriremos no sábado a partir das 17h30.
Centro de Estudos Libertários Luigi Fabbri
Tradução > Liberto
Conteúdo relacionado:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/08/10/italia-a-heranca-jesina-dos-anarquistas/
agência de notícias anarquistas-ana
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!