Na programação das atividades da Grande Marcha do Retorno na Gaza sitiada, um grupo de militantes de direitos humanos e do direito ao retorno publicaram um vídeo intitulado “Bella Ciao”, utilizando a célebre canção antifascista com fotos da atual Marcha do Retorno à Gaza contra a longa dominação do colonialismo e apartheid israelita. Nas fotos, encontramos Razan Najjar (21 anos), paramédica voluntária em Khan Younes (sul de Gaza), que foi brutalmente assassinada por um atirador israelita, e Wesal Sheikh Khalil (14 anos) de Bureij, morta em um ataque das forças israelitas.
Ahmed Abu Rtema, um dos organizadores da Marcha, afirmou que “a arte sempre teve um papel essencial para reforçar o espírito de resistência nos países que sofrem o apartheid e o colonialismo. A Palestina não é uma exceção“.
Haidar Eid, que participa na Marcha e milita pelo BDS (Boicote, Desinvestimentos e Sanções contra Israel) declarou: “Nossa luta anti-colonialista e anti-apartheid aprendeu as lições de outras lutas antifascistas. É por isso que escolhemos ‘Bella Ciao’ para exprimir e grifar a nossa negação de humanidade e ressaltar o poder da cultura no confronto com a cultura do poder“.
>> Assista o vídeo (02:23) aqui: https://vimeo.com/278483858
Fonte: Agence Media Palestine
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
Uma borboleta
Fazendo piruetas
No céu azul.
Matéia Karachowski, 11 anos
ESTIMADAS, NA MINHA COMPREENSÃO A QUASE TOTALIDADE DO TEXTO ESTÁ MUITO BEM REDIGIDA, DESTACANDO-SE OS ASPECTOS CARACTERIZADORES DOS PRINCÍPIOS GERAIS…
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…