À porta do centenário das 8 horas, fazemos memória histórica e convidamos fraternalmente a compartilhar sobre um fragmento da história de luta, perseguição e exílio dos trabalhadores peruanos no início do século XX, onde os anarquistas desempenharam um papel importante na sua organização.
Os anarquistas, como minorias organizadas e revolucionárias do movimento operário no território dominado pelo Estado peruano, foram lutadores em prol das melhorias para os trabalhadores e da projeção de uma nova sociedade em negação ao capitalismo, mas neste processo tiveram que passar por repressão, perseguição e exílio conduzido pelo Estado e a oligarquia peruana.
Para esta conversa, contaremos com os companheiros Franz García, Anselmo Aliaga e Kamilo Ayahuaira, que vão falar sobre a luta, repressão, exílio e internacionalismo operário em território peruano.
Teremos também a participação do historiador Juan José Rodríguez, que falará sobre o impacto do caso de Nicola Sacco e Bartolomeo Vanzetti no Peru.
Também vamos contar com a presença do pesquisador Jake Lagnado, que estudou e escreveu sobre Nicolas Gutarra (proletário e anarquista), que depois de seu exílio no território peruano não baixaria sua guarda para continuar organizando e lutando pelos interesses de sua classe, como no Chile, Brasil, Colômbia, Guatemala e Nova York. Dito texto é intitulado “La inverosímil travesía de Nicolas Gutarra”.
Expositores:
– Jake Lagnado.
– Juan José Rodríguez
– Franz García.
– Anselmo Aliaga.
– Kamilo Ayahuaira.
Quando: quinta-feira, 25 de julho de 2018.
Hora: 19 horas
Local: Federación Nacional de Trabajadores Textiles del Perú – F.N.T.T.P. (Jr. Ica 435 – Cercado de Lima)
Organização: Editorial Apátrida.
editorialapatrida.blogspot.com
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
Ruídos nas ramas.
Trêmulo, meu coração detém-se
e chora na noite…
Matsuo Bashô

Esse caso do orelha me pegou demais. A barbárie é cada dia mais real. E a propósito, belo texto liberto!
Esta coluna é uma ótima iniciativa. Precisamos de mais resenhas sobre os livros com temática anarquista que estão sendo lançados…
Noam Chomsky roots are in the Marxist Zionist "Hashomer Hatsair" youth movement. He even spent few months in an Israeli…
crítica válida e pertinente, principalmente para o momento atual.
Que a terra lhe seja leve, compa!