A Primeira Conferência Anarcossindicalista em Bangladesh

a-primeira-conferencia-anarcossindicalista-em-ba-1

Há alguns meses, a primeira organização anarcossindicalista foi formada em Bangladesh, a Federação Anarcossindicalista de Bangladesh (BASF). Os companheiros e companheiras quiseram construir uma organização nacional, com sindicatos em vários setores. Por enquanto, sua base está na região de Sylhet, onde alguns ativistas se organizam com os trabalhadores das plantações de chá por muitos anos. Isso significa que é, pelo menos por enquanto, uma das poucas organizações anarcossindicalistas cuja base potencial é formada por trabalhadoras agrícolas, em vez de estarem empregadas em outras áreas de produção ou serviços. No entanto, a organização não pretende se limitar de tal maneira e está explorando outras áreas onde podem se organizar.

A BASF organizou uma conferência no início de julho de 2018, na qual a Secretária Geral da AIT foi convidado. Cerca de 60 pessoas compareceram. A maioria era de mulheres que trabalhavam nas plantações de chá, mas outras também vieram: pessoas que trabalham na indústria de vestuário ou nos armazéns, produzem veículos ou trabalham no processamento de alimentos.

As trabalhadoras dos jardins de chá enfrentam extrema exploração, ganhando cerca de US $ 1 por dia por intermináveis ​​horas de trabalho duro no calor opressivo. Costumam trabalhar todos os dias e precisam fazer isso para sobreviver, então foi realmente ótimo que tantas mulheres participassem da conferência.

Como principal oradora da conferência, queria aproximar as ideias do anarcossindicalismo para sua casa. Nós conversamos sobre a natureza do capitalismo e da exploração e da necessidade de se livrar dele para começar a construir uma sociedade igualitária, mas também falamos sobre mais problemas de pão e manteiga e organizar uma resistência eficaz contra os proprietários de plantações. Também falamos sobre como a solidariedade internacional pode ser usada, por exemplo, pressionando os proprietários para que melhorem as condições. Tal solidariedade teve realmente alguns efeitos concretos em Bangladesh no passado, em relação às condições dos trabalhadores de vestuário. Mesmo assim, a situação não é aceitável e nunca será aceitável até que a miséria da escravidão assalariada, imposta às pessoas por meio da propriedade privada, seja eliminada.

Não é necessário convencer as pessoas de que a situação em que vivem é muito injusta ou que, se se livrarem dos patrões e administrarem as coisas, a sua própria situação seria muito melhor. Nas comunidades agrícolas tão próximas, onde as pessoas vivem e trabalham juntas há décadas, existe um grande senso de unidade e solidariedade. Essas pessoas sabem que é o seu trabalho que produz toda a riqueza na área, algo que, infelizmente, eles não podem desfrutar.

A recepção foi boa. Outro companheiro falou e ampliou as questões abordadas.

Em Bangladesh, embora não exista uma verdadeira tradição anarquista, havia uma forte tradição comunista, à qual muitos ainda aderem. Uma vez que algumas das pessoas que participaram costumavam ser comunistas e essas pessoas ainda estão tentando agitar na área, os companheiros pensaram que seria uma boa ideia se referir as diferenças entre essas ideias e talvez contar um pouco sobre a história. Com minha experiência pessoal na União Soviética e no Bloco do Leste, eu poderia dizer um pouco não apenas sobre a história da revolução traída, mas sobre como o poder corrompe e como o “comunismo” se desenvolveu. Os trabalhadores não ficaram surpresos ao saber quantos da elite pseudocomunista de ontem se tornaram barões da privatização, oligarcas e magnatas de negócios.

Depois da conferência geral, houve ainda mais discussões com companheiros e companheiras que querem construir a organização e queriam discutir várias questões.

Os companheiros e companheiras disseram que, em geral, estavam felizes com o evento e que, da próxima vez, pensarão em organizar algo maior, com mais pessoas e talvez mais conferencistas.

Gostaria de agradecer aos nossos companheiros e companheiras pela organização do evento e pela calorosa hospitalidade! Mais importante ainda, em nome de muitos companheiros e companheiras da AIT, desejamos sorte para a construção de um movimento anarcossindicalista em sua região.

Laure Akai

Secretária Geral, AIT

Fonte: http://www.iwa-ait.org/es/content/la-primera-conferencia-anarcosindicalista-en-bangladesh

Tradução > Liberto

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/07/10/bangladesh-conferencia-libertaria-em-sylhet-reune-dezenas-de-pessoas/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/05/03/bangladesh-primeiro-de-maio-em-sylhet-nossa-luta-e-para-erradicar-todos-os-tipos-de-autoritarismo/

agência de notícias anarquistas-ana

fera ferida
nunca desiste –
luta pela vida

Carlos Seabra